Descrição de chapéu F1

Verstappen vence retomada da F1, e Alonso vai ao pódio no GP do Bahrein

Resultado reafirma domínio e favoritismo da Red Bull, com Sergio Pérez na segunda colocação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A temporada 2023 da Fórmula 1 começou com vitória do atual bicampeão Max Verstappen e dobradinha da Red Bull, reafirmando o favoritismo de ambos em mais um ano na categoria.

O holandês dominou do início ao fim o Grande Prêmio do Bahrein, neste domingo (5). O mexicano Sergio Pérez, seu colega de equipe, também foi pouco incomodado e cruzou a linha de chegada na segunda colocação.

Carro de Max Verstappen (Red Bull) durante a disputa do GP do Bahrein.
Carro de Max Verstappen (Red Bull) durante a disputa do GP do Bahrein. - Giuseppe Cacace/AFP

Para diminuir a impressão de déjà vu em relação a 2022 e quebrar a monotonia, quem completou o pódio foi o veterano Fernando Alonso, 41, confirmando a expectativa criada pelo surpreendente desempenho da Aston Martin na pré-temporada e nos treinos do fim de semana.

Este foi apenas o segundo pódio da equipe na história. A primeira vez havia sido com o segundo lugar do alemão Sebastian Vettel no GP do Azerbaijão, em 2021.

O resultado aponta para uma disputa que pode colocar um tempero especial na temporada, com a Aston Martin desafiando a Mercedes para se tornar a terceira força do campeonato, atrás de Red Bull e Ferrari.

Neste domingo, o desempenho da Ferrari ficou abaixo do esperado, tendo em vista a dobradinha de Charles Leclerc e Carlos Sainz na segunda fila do grid de largada.

O monegasco começou muito bem e chegou a ocupar a segunda posição, mas abandonou a prova na volta 41, aparentemente com problemas elétricos —vale lembrar que a equipe havia trocado a bateria e o controle eletrônico do carro dele antes da corrida.

Já Carlos Sainz não conseguiu segurar a terceira posição herdada do colega de escuderia e foi ultrapassado pelo compatriota Fernando Alonso na parte final.

Apesar dos holofotes voltados para Verstappen em seu início de caminhada pelo tricampeonato mundial, Alonso tomou parte do protagonismo e ficou com o prêmio de piloto do dia, concedido pela organização.

O veterano começou na quinta colocação e perdeu duas posições na largada, mas fez uma corrida competitiva e se recuperou com duas ultrapassagens emocionantes, sobre os britânicos George Russell e Lewis Hamilton (ambos da Mercedes).

"Terminar no pódio nesta primeira corrida do ano é incrível. E ter o segundo melhor carro nessa primeira corrida é simplesmente inacreditável", afirmou Alonso, que completava neste fim de semana os 20 anos de sua estreia na F1.

O canadense Lance Stroll, companheiro do espanhol na Aston Martin, terminou a corrida em sexto. Os dois se envolveram em uma colisão inusitada, quando o carro de Stroll tocou no do próprio colega de equipe, ainda no início da corrida.

Superado por Alonso em uma das manobras mais empolgantes da corrida, o heptacampeão inglês Lewis Hamilton cruzou a linha na quinta colocação. Seu colega de Mercedes, George Russell, foi o sétimo.

O GP do Bahrein de 2023 marcou as estreias oficiais de três pilotos como titulares de suas equipes.

O norte-americano Logan Sargeant (Williams) terminou na 12ª posição, e o holandês Nyck de Vries (Alphatauri), na 14ª. Já o australiano Oscar Piastri (McLaren) teve problemas com o carro e não conseguiu concluir a corrida.

O francês Esteban Ocon (Alpine) foi outro que não cruzou a linha de chegada. Ele também foi um dos personagens da corrida ao receber três punições: por não alinhar o carro na largada, por descumprir essa primeira pena nos boxes e por acelerar no pit lane.

A segunda etapa da temporada 2023 da Fórmula 1 está marcada para os dias 17, 18 e 19 de março, na Arábia Saudita.

Veja a classificação final do GP do Bahrein 2023:

1 - Max Verstappen (Países Baixos/Red Bull)
2 - Sergio Pérez (México/Red Bull)
3 - Fernando Alonso (Espanha/Aston Martin)
4 - Carlos Sainz (Espanha/Ferrari)
5 - Lewis Hamilton (Reino Unido/Mercedes)
6 - Lance Stroll (Canadá/Aston Martin)
7 - George Russell (Reino Unido/Mercedes)
8 - Valtteri Bottas (Finlândia/Alfa Romeo)
9 - Pierre Gasly (França/Alpine)
10 - Alexander Albon (Tailândia/Williams)
11 - Yuki Tsunoda (Japão/Alphatauri)
12 - Logan Sargeant (Estados Unidos/Williams)
13 - Kevin Magnussen (Dinamarca/Haas)
14 - Nyck De Vries (Países Baixos/Alphatauri)
15 - Nico Hulkenberg (Alemanha/Haas)
16 - Zhou Guanyu (China/Alfa Romeo)
17 - Lando Norris (Reino Unido/Mclaren)

Não completaram a prova:
- Esteban Ocon (França/Alpine)
- Charles Leclerc (Mônaco/Ferrari)
- Oscar Piastri (Austrália/Mclaren)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.