Descrição de chapéu skate

Gabryel Aguiar vence torneio que homenageia locais históricos do skate do Rio

Rio Conquest ainda teve os brasileiros Giovanni Vianna e Gabriela Mazzeto no pódio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Mesmo tendo o skate danificado em plena final, o brasileiro Gabryel Aguiar conseguiu levantar no domingo (28) a taça do Red Bull Rio Conquest, competição que replica em sua pista pontos clássicos do skate de rua da capital carioca.

Debaixo de sol forte na praia de Botafogo, o atleta enfrentou o compatriota Giovanni Vianna na final em uma prova de estilo mata-mata, com os competidores entrando juntos e buscando as melhores manobras durante três minutos. O formato é mais simples se comparado ao de outras competições de skate street como as Olimpíadas, em que os juízes fazem uma média das notas de duas voltas e quatro manobras.

Faltando apenas alguns segundos para o fim da bateria, um dos amortecedores do skate de Aguiar foi danificado devido ao calor da pista —que amolece os equipamentos, segundo o atleta. O problema se repetiu ao menos três vezes durante a competição, mas não impediu que ele despontasse no torneio por seu alto nível técnico.

Red Bull - Rio Conquest - Gabryel Aguiar vence campeonato de skate no Rio
Gabryel Aguiar, ao centro, segura o troféu de campeão do Red Bull Rio Conquest; o brasileiro Giovanni Vianna ficou em 2º lugar, e o mexicano Bryan Coria, em 3º - Red Bull/Divulgação

"Quebrou, mas deu tudo certo. Skate é isso", afirmou o atleta, que celebrou o título ao lado de Vianna, segundo lugar no pódio. Em terceiro ficou o mexicano Bryan Coria.

A competição contou com 44 atletas, metade deles convidados e mais conhecidos do público. A outra metade precisou avançar em etapas classificatórias, como Aguiar.

Além do apoio de uma torcida coruja de 1.400 pessoas que lotou o local, os competidores brasileiros tiveram o agrado de voar por obstáculos familiares. Todos os oito trechos da pista imitavam locais historicamente populares para o skate carioca. Entre eles o Corrimão da Linha Amarela, com seus 12 graus de escada, e o Big Four, uma escadaria com quatro graus localizada na praça Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes.

"Antigamente, nós não tínhamos pista para andar de skate e buscávamos lugares na rua mesmo. O Rio de Janeiro é um desses locais do Brasil aonde todo os skatistas de rua vinham", afirmou Cezar Gordo, curador da pista Cezar Gordo, sobre a ideia do evento.

Segundo ele, os trechos replicados aumentam a dificuldade das manobras e exigem mais dos atletas. "O skatista realmente precisam se adaptar, como na rua. Não é como os campeonatos tradicionais."

O Red Bull Conquest chegou a sua terceira edição e já levou o conceito de homenagear locais clássicos do skate a Paris, em 2021, e a Lisboa, em 2022.

Leticia Bufoni, 30, um dos maiores nomes da categoria no Brasil, foi a campeã da edição francesa e esteve rodeada de expectativas neste ano. Ela terminou em quarto lugar na chave feminina após ter perdido a disputa com a promessa carioca Vitória Mendonça, de apenas 21 anos.

Bufoni, que é recordista de tíutlos do X-Games revelou à ESPN poucos dias antes do campeonato no Rio que não disputaria uma vaga para Paris.

O Brasil teve chance de liderar o pódio na final feminina com a paulista Gabriela Mazzeto, integrante da seleção brasileira de skate street. Ela acabou derrotada para a campeã da edição portuguesa, Roos Zwetsloot, da Holanda, em um embate acirrado que rendeu muitos aplausos da torcida.

"Acho que andei muito bem e vim para me divertir. Nunca estive em Botafogo. De um lado, você você tem o Cristo Redentor; do outro, o Pão de Açúcar. Nunca imaginei que poderia andar de skate num lugar como esse", disse Mazzeto, que se prepara para a etapa de Roma do torneio pré-olímpico.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.