Descrição de chapéu The New York Times basquete

Filho de LeBron James sofre parada cardíaca durante treino

Equipe médica do time da faculdade socorreu o atleta, que está estável e passa bem, diz família

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tania Ganguli Billy Witz
The New York Times

LeBron James Jr., 18, filho da estrela da NBA LeBron James, sofreu uma parada cardíaca enquanto treinava na Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, nesta segunda-feira (24). Socorrido e levado ao hospital, o jovem foi internado em uma unidade de terapia intensiva, de acordo com um comunicado de um porta-voz de LeBron James e sua esposa, Savannah.

Conhecido como Bronny, o rapaz agora está em condição estável e não está mais na UTI, disse o comunicado.

"LeBron e Savannah desejam publicamente enviar seus mais profundos agradecimentos e apreço à equipe médica e atlética da USC pelo trabalho incrível e dedicação à segurança de seus atletas", disse o comunicado.

Bronny James será calouro na equipe de basquete da USC neste outono. Ele é o mais velho dos três filhos do astro do Los Angeles Lakers.

Bronny James em ação durante partida no Toyota Center, no Texas - Alex Bierens de Haan - 28.mar.23/Getty Images via AFP

De acordo com um comunicado divulgado em maio, o programa de basquete masculino da USC planejava fazer uma viagem de dez dias para a Grécia e Croácia a partir de 5 de agosto. Não está claro se a equipe ainda fará a viagem ou se James irá.

A parada cardíaca, quando o coração para, é diferente de um ataque cardíaco, que ocorre quando o fluxo sanguíneo em uma artéria que alimenta o coração é bloqueado. Mais de 300 mil pessoas por ano sofrem parada cardíaca fora do hospital.

A taxa de sobrevivência para aqueles que sofrem parada cardíaca e recebem ressuscitação cardiopulmonar de um espectador é de apenas 11,2%. Para aqueles que recebem desfibrilação imediata, a sobrevivência aumenta para 41%. Não se sabia qual tratamento James recebeu na segunda-feira.

Danos cerebrais são prováveis se uma pessoa em parada cardíaca ficar de quatro a seis minutos sem RCP, e a morte cerebral ocorre após dez minutos. Apenas 8% dos sobreviventes de parada cardíaca têm um bom resultado neurológico. A maioria "tem algum grau de lesão cerebral", disse Monica Sales, porta-voz da American Heart Association, em uma entrevista em janeiro.

A USC tem experiência em lidar com emergências cardíacas. Durante um treino no ano passado, o calouro Vincent Iwuchukwu sofreu uma parada cardíaca e foi hospitalizado. Iwuchukwu voltou a jogar após 14 partidas na última temporada.

Keyontae Johnson, uma estrela em ascensão na Universidade da Flórida, sofreu uma parada cardíaca durante um jogo em 2020. Ele eventualmente se recuperou e retomou sua carreira na Universidade Estadual do Kansas, onde se destacou na última temporada levando a equipe às quartas de final do torneio da NCAA. Johnson foi selecionado pelo Oklahoma City na segunda rodada do draft da NBA, em junho.

Jogadores do Buffalo Bills rezam enquanto Damar Hamlin é atendido; jogador teve uma parada cardíaca durante uma partida da NFL, liga de futebol americano dos EUA, em janeiro de 2023 - Kirk Irwin - 2.jan.23/Getty Images via AFP

Poucos eventos cardíacos foram tão públicos quanto o que envolveu Damar Hamlin, o jogador do Buffalo Bills que sofreu uma parada cardíaca durante um jogo na última temporada. Ele, que está tentando retomar sua carreira, postou uma mensagem de apoio a James no Twitter: "Orações para Bronny e a família James também. Estou aqui para vocês assim como vocês estiveram para mim durante todo o meu processo."

O basquete da USC geralmente é deixado de lado no campus, onde o futebol americano reina supremo. Mas a expectativa era mudar isso nesta temporada –em parte por causa da presença do jovem James, que tem 7,5 milhões de seguidores no Instagram e estaria jogando partidas em casa a uma curta distância da arena onde seu pai brilha pelo Lakers.

Era esperado que multidões seguissem James assim como haviam feito desde o verão antes de ele entrar no ensino médio, quando os fãs tiveram que ser barrados no local onde ocorria um recrutamento. O grupo queria vê-lo jogar contra outros de sua faixa etária.

Conforme ele crescia e seu jogo se desenvolvia, James Jr. passou a ser visto pelos treinadores universitários como um jogador complementar com um bom QI de basquete.

Sua contratação, no entanto, deu-se em grande parte como "não nos ligue, nós ligaremos pra você" - e ele eventualmente fez visitas não a potências do basquete como Duke e Kentucky. Em vez disso, ele visitou lugares onde poderia jogar mais facilmente: Oregon, cujo benfeitor é o fundador da Nike, Phil Knight, a empresa de calçados que tem uma forte relação com o pai de James; Ohio State, a universidade que LeBron James disse que teria frequentado se fosse obrigado a ir para a faculdade antes de ir para a NBA; e sua escola próxima de casa, a USC.

O time escolhido também contará com D.J. Rodman, um atleta transferido da Washington State e cujo pai, Dennis, foi uma sensação da cultura pop nos anos 90. Mas é mais do que um time de descendentes de estrelas do basquete.

A USC deve ficar muito boa depois de adicionar um dos melhores calouros do país, Isaiah Collier, um armador de Marietta, Geórgia. Ele se juntará a Boogie Ellis, segundo cestinha da conferência Pac-12; ao pivô Joshua Morgan, que liderou a conferência em bloqueios na última temporada; e ao ala Kobe Johnson, que é o líder em roubos de bola na conferência.

Iwuchukwu também é considerado um prospecto da NBA.

Após esta temporada, Bronny James estaria elegível para o draft da NBA. LeBron James frequentemente disse que gostaria de jogar em um time da NBA com seu filho, e até deu indícios de que quer jogar com seu filho mais novo, Bryce, de 16 anos, que estuda na Campbell Hall School em Los Angeles.

LeBron James, de 38 anos, levou os Lakers para as finais da Conferência Oeste na última temporada, que foi sua 20ª temporada na NBA. Em fevereiro, ele se tornou o maior pontuador de todos os tempos da NBA, ultrapassando Kareem Abdul-Jabbar, que havia detido o título por quase 39 anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.