Descrição de chapéu

A magia de uma caravana de torcida

Gol aos 52min do 2º tempo no Mineirão foi a última alegria traçada no destino de um grupo de corintianos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eduardo Scolese

É editor de Política da Folha e por anos rodou o Brasil em caravanas com a torcida do Corinthians

São Paulo

Difícil explicar para quem é de fora sobre a magia de uma caravana de torcida.

A organização, o aluguel dos ônibus, a lista de passageiros e a reunião com os amigos.

Em imagem de 2012, torcedores do Corinthians se preparam para viajar em caravana dos Gaviões da Fiel
Em imagem de 2012, torcedores do Corinthians se preparam para viajar em caravana dos Gaviões da Fiel - Julia Chequer - 25.jun.2012/Folhapress

Dentro do buso, como o chamamos, o samba rola solto, e o banco à frente e as laterais viram espaço para o bater de mãos ao ritmo das músicas da torcida e do clube do coração.

No fundão, a caixa de cerveja dura até o gelo virar água, e o garrafão daquele vinho "sangue de boi" passa de banco em banco, vai no copo de plástico mesmo e quase sempre acaba manchando justamente aquela camiseta branca.

No trajeto de ida de uma caravana, a expectativa pelo jogo, a tensão da chegada a outra cidade, a escolta da polícia, a aproximação do estádio, os ingressos, a faixa e os instrumentos da bateria.

Na arquibancada, a sensação mais viva de ser o 12º jogador, representando em poucos ali os milhões de torcedores em casa. Nos jogos fora de casa, o torcedor calibra o pulmão, grita mais e se sente mais importante —e de fato ele é.

Neste sábado (19), o gol de Gustavo Mosquito para o Corinthians aos 52min do segundo tempo foi comemorado em êxtase pela fiel torcida no Mineirão. Não era final, mas qualquer jogo fora de casa é como se fosse uma para quem vai de caravana.

Foi uma última alegria traçada no destino de um grupo de corintianos. A sensação de alívio do dever cumprido e da volta feliz para casa foi interrompida por essa tragédia com ao menos sete mortos em Igarapé, em Minas Gerais.

Ferragens do ônibus que transportava torcedores do Corinthians sendo removidas por bombeiros.
Bombeiros em resgate de ônibus com torcedores do Corinthians que capotou e deixou sete mortos em Igarapé, Minas Gerais - CBMMG/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.