Descrição de chapéu Campeonato Paulista

Sem Arthur Elias, Corinthians amplia sua dinastia no feminino

As Brabas do Parque São Jorge derrotaram o Cruzeiro por 1 a 0 na final da Supercopa do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Diante mais de 33 mil torcedores, o Corinthians venceu o Cruzeiro por 1 a 0, em Itaquera, e conquistou a Supercopa do Brasil na manhã deste domingo (18).

Em três edições do torneio, o Corinthians ficou com a taça em todas —antes, em 2022 e 2023. Com o título, o clube alvinegro ficará com R$ 600 mil em premiação paga pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Já o time de Belo Horizonte irá receber R$ 400 mil.

Este foi o primeiro título do técnico Leandro Piccinato no Corinthians, depois da longeva e vitoriosa era de Arthur Elias, que deixou o Parque São Jorge no ano passado para comandar a seleção brasileira. No ano passado, o time já havia conquistado o Paulista sob comando de técnico interino.

Atletas do Corinthians festeja o gol de Duda Sampaio na final da Supercopa do Brasil - Miguel Schincariol/AFP

É também a primeira taça sob a presidência de Augusto Melo, o que pode ser um alívio para a diretoria do clube. A atual gestão, iniciada em janeiro deste ano, começou de forma desastrosa dentro e fora de campo.

Diante da empolgada torcida alvinegra, que marcou presença em Itaquera, o Corinthians teve mais posse de bola na etapa inicial. Por outro lado, o Cruzeiro conseguia se sobressair com boa atuação defensiva.

As Brabas só conseguiram abrir o placar aos três minutos do segundo tempo, com Duda Sampaio em cobrança de falta. Sete minutos depois, Gabi Portilho acertou o travessão.

As Cabulosas, como são conhecidas as cruzeirenses, ensaiaram uma pressão nos minutos finais. Byanca Brasil chegou a marcar um belo gol aos 41, mas que foi anulado com ajuda do VAR.

Além do tricampeonato da Supercopa do Brasil, o time alvinegro é pentacampeão do Campeonato Brasileiro (2018, 2020, 2021, 2022 e 2023) e tetracampeão da Libertadores (2017, 2019, 2022 e 2023) e do estadual (2019, 2020, 2021 e 2023).

O futebol feminino foi reativado no Parque São Jorge em 2016 e, desde então, tem dado alegrias para a Fiel torcida.

O Cruzeiro dá os primeiros passos em seu processo para consolidar a modalidade. Vice-campeão da Série A2 do Brasileiro em 2019, o time celeste chegou a sua primeira grande decisão de um torneio nacional.

A classificação à decisão do título ocorre após uma processo de reformulação da modalidade iniciado por Ronaldo Fenômeno no clube de Belo Horizonte.

Ronaldo adquiriu 90% da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) em dezembro de 2021 e convidou Kin Saito para o cargo de diretora de futebol. A equipe começou a treinar na Toca da Raposa 2 somente no ano passado, antes utilizava a infraestrutura de uma universidade particular em Belo Horizonte.

Revelado pelo Cruzeiro e com uma passagem vitoriosa pelo Corinthians, o Fenômeno, aliás, esteve em Itaquera nesta manhã.

Arthur Elias, que acompanhou a vitória do Corinthians na semifinal sobre a Ferroviária, não foi ao estádio neste domingo em função de compromissos com a seleção brasileira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.