Funcionários da Sports Illustrated são informados sobre término da edição impressa em maio

Revista já foi a joia da coroa do jornalismo esportivo, mas vem em declínio nos últimos anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Benjamin Mullin
The New York Times

A fricção entre o proprietário da Sports Illustrated e a empresa responsável pela publicação da revista tem causado confusão no venerável periódico nos últimos meses. Na quinta-feira (14), essa disfunção veio à tona novamente.

Durante uma reunião, os funcionários foram informados de que a revista deixará de publicar sua edição impressa após o número de maio, de acordo com Steve Janisse, porta-voz de Manoj Bhargava, o empresário cuja equipe escolhida a dedo conduz efetivamente a publicação.

Mas essa mensagem vai contra o que a proprietária da Sports Illustrated, Authentic Brands Group, disse sobre procurar uma maneira de garantir que a revista perdure na versão impressa.

Exemplar da revista Sports Illustrated em uma banca em Nova York, nos Estados Unidos
Exemplar da revista Sports Illustrated em uma banca em Nova York, nos Estados Unidos - John Taggart - 14.mar.2024/The New York Times

A Authentic Brands, uma empresa de licenciamento que adquire os direitos de marcas de celebridades, comprou a publicação em 2019 por causa de seu reconhecimento, mas não com a intenção de administrar uma revista.

O Arena Group, uma empresa de mídia com uma variedade de sites de notícias, então chegou a um acordo para publicar a Sports Illustrated, sob licença da Authentic Brands.

No ano passado, Bhargava, fundador da empresa de bebidas 5-Hour Energy, concordou em comprar uma participação majoritária no Arena Group.

Em janeiro, a Authentic Brands encerrou seu acordo com o Arena Group depois que a Arena violou seu contrato de licenciamento ao não fazer um pagamento de US$ 3,75 milhões (R$ 18,6 milhões).

Pouco depois, grande parte da equipe da publicação foi informada de que estava sendo dispensada imediatamente ou seria demitida em até 90 dias. Desde então, a Authentic Brands tem considerado um acordo com novos licenciados, levando à incerteza atual.

A Sports Illustrated já foi a joia da coroa do jornalismo esportivo, e sua capa semanal era um dos espaços mais cobiçados do setor. Mas a publicação vem declinando há anos —a revista agora é mensal em vez de semanal— e os últimos meses têm sido especialmente brutais.

Em novembro, a Sports Illustrated se viu em uma posição embaraçosa após a divulgação de relatório que apontava a publicação de análises de produtos sob nomes de autores falsos, aparentemente gerados por inteligência artificial. O Arena Group culpou o problema a um fornecedor externo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.