A fricção entre o proprietário da Sports Illustrated e a empresa responsável pela publicação da revista tem causado confusão no venerável periódico nos últimos meses. Na quinta-feira (14), essa disfunção veio à tona novamente.
Durante uma reunião, os funcionários foram informados de que a revista deixará de publicar sua edição impressa após o número de maio, de acordo com Steve Janisse, porta-voz de Manoj Bhargava, o empresário cuja equipe escolhida a dedo conduz efetivamente a publicação.
Mas essa mensagem vai contra o que a proprietária da Sports Illustrated, Authentic Brands Group, disse sobre procurar uma maneira de garantir que a revista perdure na versão impressa.
A Authentic Brands, uma empresa de licenciamento que adquire os direitos de marcas de celebridades, comprou a publicação em 2019 por causa de seu reconhecimento, mas não com a intenção de administrar uma revista.
O Arena Group, uma empresa de mídia com uma variedade de sites de notícias, então chegou a um acordo para publicar a Sports Illustrated, sob licença da Authentic Brands.
No ano passado, Bhargava, fundador da empresa de bebidas 5-Hour Energy, concordou em comprar uma participação majoritária no Arena Group.
Em janeiro, a Authentic Brands encerrou seu acordo com o Arena Group depois que a Arena violou seu contrato de licenciamento ao não fazer um pagamento de US$ 3,75 milhões (R$ 18,6 milhões).
Pouco depois, grande parte da equipe da publicação foi informada de que estava sendo dispensada imediatamente ou seria demitida em até 90 dias. Desde então, a Authentic Brands tem considerado um acordo com novos licenciados, levando à incerteza atual.
A Sports Illustrated já foi a joia da coroa do jornalismo esportivo, e sua capa semanal era um dos espaços mais cobiçados do setor. Mas a publicação vem declinando há anos —a revista agora é mensal em vez de semanal— e os últimos meses têm sido especialmente brutais.
Em novembro, a Sports Illustrated se viu em uma posição embaraçosa após a divulgação de relatório que apontava a publicação de análises de produtos sob nomes de autores falsos, aparentemente gerados por inteligência artificial. O Arena Group culpou o problema a um fornecedor externo.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.