Descrição de chapéu Futebol Internacional

Ministério Público espanhol pede prisão para Ancelotti por suposta fraude fiscal

Italiano é acusado de ter fraudado o Tesouro espanhol em mais de um milhão de euros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri | AFP

O Ministério Público da Espanha anunciou nesta quarta-feira (6) que vai pedir quatro anos e nove meses de prisão para o técnico do Real Madrid, o italiano Carlo Ancelotti, que deverá ser julgado em breve por suposta fraude fiscal.

Em comunicado, o MP de Madri declarou que "solicita quatro anos e nove meses de prisão" para o treinador, acusado de ter fraudado o Tesouro espanhol em mais de um milhão de euros (R$ 5,3 milhões na cotação atual) entre 2014 e 2015, ao não declarar seus rendimentos de direitos de imagem.

O anúncio ocorreu horas antes do jogo de volta entre Real Madrid e RB Leipzig, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, após a vitória merengue por 1 a 0 na Alemanha.

Italiano Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, durante partida pelo Campeonato Espanhol contra o Rayo Vallecano
Italiano Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, durante partida pelo Campeonato Espanhol contra o Rayo Vallecano - Ana Beltran - 18.fev.2024/Reuters

Em julho do ano passado, a Justiça madrilena já havia anunciado que levaria o treinador a julgamento, após três anos de investigação. No entanto, o processo ainda não tem data marcada, informou o Ministério Público à AFP.

Segundo o MP e a administração fiscal, o treinador italiano declarou seus rendimentos como técnico do Real Madrid em 2014 e 2015, mas não os procedentes de direitos de imagem e outras fontes, como imobiliário.

"Apesar de ele próprio ter afirmado a sua condição de residente em Espanha para efeitos fiscais e de ter refletido que seu domicílio era em Madri, apenas registrou em suas declarações fiscais as remunerações pessoais de trabalho recebidas do Real Madrid", explica o MP em nota.

Segundo o órgão, esta omissão foi voluntária, uma vez que Ancelotti recorreu a uma rede "complexa" e "confusa" de empresas "para canalizar a cobrança de direitos de imagem", ressalta o comunicado.

Desta forma, "simulou" a cessão de seus direitos de imagem para entidades "sem atividade real" com sede fora de Espanha, "buscando assim a opacidade face ao Tesouro Público espanhol", acrescenta.

Carlo Ancelotti teve sua primeira passagem como treinador do Real Madrid entre 2013 e 2015, antes de retornar em 2021.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.