Descrição de chapéu Olimpíadas Rússia

Presidente do COB diz que Brasil não participará dos Jogos da Amizade de Putin na Rússia

Evento é promovido por Moscou para rivalizar com os Jogos de Paris após sanções do Comitê Olímpico Internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

André Fontenelle
Saint-Ouen (França)

O presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil), Paulo Wanderley Teixeira, disse à Folha nesta sexta-feira (29) que o país não participará dos Jogos da Amizade, promovidos pelo governo Vladimir Putin na Rússia para rivalizar com os Jogos Olímpicos de Paris.

De acordo com Teixeira, o Brasil seguirá a orientação do COI (Comitê Olímpico Internacional) de não enviar delegação para o evento, previsto para ser realizado entre 15 e 29 de setembro nas cidades de Moscou e Ekaterimburgo.

Paulo Wanderley (à esquerda) e Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do COB, durante vista a instalações em Paris, sede dos Jogos Olímpicos de 2024.
Paulo Wanderley (esq.) e Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do COB, durante vista a instalações em Paris, sede dos Jogos Olímpicos de 2024 - Camila Dantas/Divulgação COB

Por outro lado, o dirigente adiantou que não haverá proibição à eventual participação individual de atletas brasileiros, se as regras das respectivas modalidades assim permitirem.

"Tem que obedecer à Carta Olímpica. A gente não está proibindo. Até porque é uma época fora da lógica de preparação dos atletas, em um período pós-Olimpíada", afirmou o presidente do COB.

Paulo Wanderley está na França para visitas ao comitê do país e a instalações na cidade-sede dos Jogos Olímpicos, marcados para o período entre 26 de julho e 11 de agosto. A base da delegação brasileira será a cidade de Saint-Ouen, a cerca de 45 minutos da capital.

"Não tenho comentário a fazer [sobre os Jogos da Amizade], se é algo positivo ou não", finalizou o dirigente brasileiro.

Excluída dos Jogos de Paris por causa da Guerra da Ucrânia, a Rússia terá uma cota de atletas que poderão participar da disputa, sob bandeira neutra, mas que não estarão no desfile da cerimônia de abertura.

O COI criticou duramente a decisão russa de realizar os Jogos da Amizade em reação às sanções impostas, acusando o governo Putin de politizar o esporte ao promover o evento por meio de uma "intensa ofensiva diplomática" e de contatos diretos com "governos de todo o mundo".

Em comunicado oficial, o órgão olímpico pediu ao mundo esportivo e aos governos convidados por Moscou que "rejeitem qualquer participação e apoio" ao novo evento.

Em resposta, a Rússia acusou a entidade de discriminação, neonazismo e intimidação.

"As decisões do COI são ilegais, injustas e inaceitáveis. Estamos escandalizados com as condições discriminatórias sem precedentes impostas", declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova. "Essas declarações demonstram até que ponto o COI se afasta dos seus princípios e se inclina para o racismo e o neonazismo."

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.