Descrição de chapéu Todas

Sorteio coloca Brasil no mesmo grupo da Espanha no futebol feminino dos Jogos Olímpicos

Brasileiras medirão forças contra as atuais campeãs mundiais na fase de grupos em Paris-2024

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

A campeã mundial Espanha, e o atual campeão sul-americano Brasil, caíram no mesmo grupo no torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, segundo o sorteio realizado nesta quarta-feira (20) em Saint-Denis, nos arredores da capital francesa.

Junto com essas duas seleções, estarão no grupo C o Japão, país que foi campeão mundial em 2011, e uma seleção africana, Nigéria ou África do Sul, que vão decidir a vaga em partidas de ida e volta em abril.

Cerimônia sorteia os grupos do futebol feminino nos Jogos de Paris - Stephanie Lecocq - 20.mar.2024/Reuters

As espanholas, que recentemente venceram a Liga das Nações da Uefa, têm em seu elenco as jogadoras que venceram as últimas três Bolas de Ouro, Aitana Bonmatí (2023) e Alexia Putellas (2021 e 2022).

Além do Brasil, a outra seleção sul-americana no torneio é a Colômbia, que foi incluída no grupo A, o da anfitriã, França, além de Canadá (atual campeão olímpico) e Nova Zelândia.

A outra chave, a B, reunirá Estados Unidos (medalha de ouro em quatro das sete edições anteriores), Alemanha, Austrália e o vencedor do duelo entre Zâmbia e Marrocos.

A sorte impediu o reencontro, no mesmo grupo, da Espanha com o treinador que levou a 'Roja' ao título mundial, Jorge Vilda, que hoje comanda as marroquinas.

Vilda deixou a seleção espanhola apesar do título mundial, em meio aos escândalos que abalaram a equipe e que também motivaram Luis Rubiales a deixar de ser presidente da Federação Espanhola de Futebol após seu beijo não consensual na boca da jogadora Jenni Hermoso.

O torneio de futebol feminino dos Jogos de Paris-2024 terá início no dia 25 de julho, na véspera da cerimônia de abertura, e terminará com a final no dia 10 de agosto, no estádio Parque dos Príncipes, onde o Paris Saint-Germain costuma disputar seus jogos em casa.

Os dois primeiros de cada grupo e os dois melhores terceiros avançam para as quartas de final.

Composição dos grupos do torneio de futebol feminino dos Jogos de Paris-2024

Grupo A
França
Canadá
Colômbia
Nova Zelândia

Grupo B
Estados Unidos
Alemanha
Austrália
Zâmbia ou Marrocos

Grupo C
Espanha
Japão
Brasil
Nigéria ou África do Sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.