'Conquistei muito mais do que nos meus sonhos mais loucos', diz Simone Biles

Ginasta americana deixará os Jogos de Paris com três ouros e uma prata

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Simone Biles terminou a sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris com quatro medalhas, sendo três ouros e uma prata. Ainda que tenha sido superada por Rebeca Andrade na final do solo, disputada nesta segunda-feira (5), na única vez em que subiu no segundo lugar mais alto do pódio, a americana deixará a França reverenciada por seu retorno triunfal ao maior palco do esporte.

"Eu conquistei muito mais do que meus sonhos mais loucos, não apenas nesta Olimpíada, mas no esporte, então não posso ficar brava com minhas performances", afirmou Biles. "Alguns anos atrás, eu não achava que voltaria aqui para uma Olimpíada, então competir e depois sair com quatro medalhas. Estou muito orgulhosa de mim mesma", acrescentou.

Com as quatro medalhas nesta edição, ela chegou a 11 no total, somando suas participações nos Jogos Rio-2016 e Tóquio-2020. Aos 27 anos, ela está agora a uma curta distância da soviética Larisa Latynina, ginasta recordista de medalhas de ouro, com nove —Biles chegou a sete.

Uma ginasta está no ar, realizando um salto acrobático durante uma competição. Ela usa um traje de competição com cores vibrantes, incluindo tons de azul e vermelho. O fundo mostra uma grande multidão assistindo ao evento, com várias pessoas visíveis nas arquibancadas.
Simone Biles durante sua apresentação no solo - Hannah McKay/Reuters

Sua trajetória em Paris tem sido chamada pela imprensa americana de "Redemption Tour", algo como "a viagem da redenção". Nas últimas Olimpíadas, ela se retirou de várias disputas individuais por causa de problemas com sua saúde física e mental.

"Colocar sua saúde mental em primeiro lugar e tirar um tempo para si mesmo, esteja você praticando esportes ou não, cria longevidade nos esportes especificamente, mas também para um estilo de vida melhor e mais saudável", disse Biles "É realmente importante que coloquemos nossa saúde mental em primeiro lugar e então todo o resto se encaixará."

A americana disse, ainda, que "não há mais nada" a ser realizado na turnê de redenção na França.

"Fizemos nosso trabalho... É difícil, mas fizemos", finalizou Biles.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.