Encontro em São Paulo reúne empreendedores que atuam na Amazônia

Evento é parte de um programa de aceleração e inclui apresentação de pitches e encontro com investidores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Empreendedores que atuam em projetos de impacto social na Amazônia se reúnem nesta semana em São Paulo para apresentação de resultados e atração de novos investidores.

O evento acontece entre os dias 24 a 26 e contará com os piches de empresas como Amazônia Bee, que atua com alimentos, biocosméticos e fitoterápicos da meliponicultura; Atlas Florestal, que promove a restauração nativa; e Cacauaré Cacau Nativo da Amazônia.

Pessoas sentadas à mesa assistem a um rapaz que fala à frente de uma sala
Evento é oportunidade para empresas aceleradas buscarem investimento - Paulo Castro/Divulgação

Esta é a segunda edição do encontro, que é a realizado pelo Projeto de Pagamentos por Resultados de REDD+, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

O Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia), a Amaz Aceleradora de Impacto, e o Sense-Lab também participam na promoção do projeto.

Conheça as empresas aceleradas que participarão do evento

  • Amazônia Bee (Manaus - AM)

    Produz e comercializa alimentos, biocosméticos e fitoterápicos oriundos da Meliponicultura, e também presta serviços de consultoria e assessoria em cadeias produtivas da sociobiodiversidade.

  • Atlas Florestal (São Paulo - SP)

    Empresa de restauração florestal produtiva. Planejam, modelam, implementam e monitoram florestas produtivas, com um conselho técnico multidisciplinar capaz de desenvolver ações regenerativas e personalizadas.

  • Cacauaré Cacau Nativo da Amazônia (Mocajuba - PA)

    Empresa de mulheres que maneja e extrai cacau nativo da Amazônia para beneficiamento em amêndoas para chocolate fino e outros subprodutos de cacau, como mel de cacau, geleias, capilés, doces, nibs e barras.

  • Deveras Amazônia (Santarém - PA)

    Trabalha com a comercialização de produtos alimentícios, como geleias e conservas, baseados em pesquisas científicas de espécies da região amazônica.

  • Moma Natural (São Paulo - SP)

    Produz e vende cosméticos naturais artesanais, como shampoos, condicionadores, sabonetes faciais e corporais. São produtos de consumo consciente, de origem nacional e sustentável, com matéria-prima oriunda da sociobiodiversidade da Amazônia.

  • Passyflora Projetos Agro Sustentáveis (Rio Branco - AC)

    Implementação de boas práticas nas atividades florestais e agropecuárias, alinhando produtividade e sustentabilidade. Atua na estruturação de cadeias produtivas da bioeconomia e na implementação de boas práticas para produção agropecuária.

O primeiro encontro do programa de aceleração aconteceu em Belém (PA), e abordou o tema Modelo de Impacto. Nesta edição o tópico norteador é Modelo de Negócio.

Grupo de pessoas está sentada no chão fazendo um círculo em um tipo de dinâmica interativa
Investidores estarão presentes no encontro oferecendo oportunidades de ampliação para as startups - Paulo Castro/Divulgação

Um dos objetivos do evento, que também tem apoio do Green Climate Fund (GCF), é a estimulação de conexões entre empreendedores e financiadores.

Entre os investidores, estarão presentes nomes como Martin Mitteldorf (MOV Investimentos), Daniel Contrucci (Climate Ventures), Thiago Grandi e Bruna Pelegio (Sitawi), Andrea Rezende (Mirova/ImpactEarth) e Patricia Ellen (AYA Hub + SystemIQ).

A secretária de bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Carina Pimenta, e a coordenadora geral do projeto, Andréa Bolzon também estão entre os confirmados.

Grupo de pessoas está sentado no chão em forma de círculo e participam de uma dinâmica
Evento é realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) - Paulo Castro/Divulgação

Outro foco do evento é a troca de experiências. Os empreendedores terão a oportunidade de ouvir cases de empresas já aceleradas pelo programa.

O projeto tem oferecido também aos participantes webinares e outras atividades de aprofundamento, e segue com programação até agosto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.