Descrição de chapéu tecnologia

Festival de tecnologia traz palestras, experiências interativas e oficinas para o Galpão ZL

Evento promovido pela Fundação Tide Setubal e Recode será realizado no Galpão ZL nesta quinta-feira (25)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ana Paula Franzoia
São Paulo

Um evento de tecnologia vai movimentar o Jardim Lapena, na zona leste de São Paulo, na próxima quinta-feira (25). O Festival Tech, uma iniciativa da Fundação Tide Setubal e da Recode, organização sem fins lucrativos dedicada à inclusão digital, ocupará o Galpão ZL com painéis de especialistas, estações digitais, workshops e atividades imersivas.

A imagem mostra um homem pardo ao centro da foto; ele veste uma camisa social de cor azul clara e sorri para a câmera
Rodrigo Baggio, fundador e CEO da Recode - Kadeh Ferreira/Divulgação

A programação explora temas como empregabilidade, diversidade e inclusão, redes sociais, capacitação tecnológica e empreendedorismo social. O objetivo é sensibilizar a comunidade sobre a relevância do tema e estimular o acesso dos moradores às muitas possibilidades que a tecnologia oferece.

"É um projeto feito de forma customizada, queremos entender as demandas locais para juntos pensarmos em novas ações que ajudem essa população a ser protagonista de sua própria transformação", explica Rodrigo Baggio, fundador e CEO da Recode.

Com uma história de 28 anos, a Recode foi pioneira ao abrir escolas de informática nas comunidades cariocas e contabiliza mais de 1,8 milhão de pessoas impactadas com suas ações de inclusão digital no Brasil e em outros 11 países.

"Hoje queremos humanizar a tecnologia, temos metodologia de ensino própria e trabalhamos com trilhas de empoderamento digital", afirma Baggio.

Para Kenia Cardoso, coordenadora de Nova Economia da Fundação Tide Setubal, a tecnologia é uma ferramenta de inclusão e democratização importante.

O letramento digital é fundamental, pois ele rompe com o ciclo de exclusão

Kenia Cardoso

Coordenadora de Nova Economia da Fundação Tide Setubal

"Eventos como o Festival Tech conseguem levar o conhecimento para territórios periféricos e contribuem para que os jovens estejam mais preparados para acessar o mercado de trabalho mais bem preparados", conclui a coordenadora.

Fundação Tide Setubal e Itaú Cultural criam edital de apoio à pesquisa científica desenvolvida por pessoas negras Foto: Divulgação

O Festival Tech começa inspirador, com um painel sobre a importância da inclusão e da diversidade, mediado pela jornalista Flávia Lima, secretária-adjunta de Redação da Folha. Também participam da conversa Gustavo Glasser, fundador da plataforma Carambola; Felipe Oliveira, consultor sênior de relacionamentos da ID BR, Sulamita Brito, software engineering manager do Ifood, e Wanderson Strock, coordenador de projetos da Recode.

Na sequência, o público participa de uma conversa sobre o papel da tecnologia na solução de problemas sociais. Eliane Trindade, Editora de Empreendedorismo da Folha de S. Paulo, será a mediadora e entre os convidados estão Allan Almeida, CEO do Parças; Michael Kapps, fundador da Vitalks Well; Flora Bitancourt, fundadora da Movimentarte e idealizadora do MAIS (Mapa do Impacto Social), além do fundador e CEO da Recode, Rodrigo Baggio.

Parte do evento é dedicada a uma das questões mais caras atualmente, a empregabilidade. Palestras trarão dicas para jovens que procuram o primeiro emprego e exemplos práticos de como aproveitar oportunidades no campo da tecnologia.

Estações tech trarão a oportunidade de saber mais e experimentar as novidades tecnológicas do momento, como Metaverso, Inteligência Artificial e Realidade Virtual. A programação inclui ainda aulas de marketing digital, criação de filtros para Instagram, experiências imersivas e roteirização.

Para o coordenador de Prática Local da Fundação Tide Setubal, Marcelo Ribeiro, o Festival Tech vai abrir muitas oportunidades para os moradores da região.

Queremos que os jovens, os comerciantes locais e os pequenos empreendedores possam entender todas as possibilidades que a tecnologia pode trazer para eles, seja na parte técnica, no design, na comunicação

Marcelo Ribeiro

Coordenador de Prática Local da Fundação Tide Setubal

"Queremos que os jovens, os comerciantes locais e os pequenos empreendedores possam entender todas as possibilidades que a tecnologia pode trazer para eles, seja na parte técnica, no design, na comunicação", diz ele.

A realização do Festival Tech reforça a vocação inovadora do Galpão ZL, gerido pela Fundação Tide Setubal em parceria com a Sociedade Amigos do Jardim Lapena. O local tem um coworking com 25 postos abertos para a população do bairro e uma programação educativa e cultural, além de uma oficina-escola de culinária.

O Festival Tech vai das 8 às 21 horas e as inscrições para participar podem ser feitas em: https://recode.org.br/festival/

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.