Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2005 - 12h48

Nanotecnologia permite que cientistas movam gota usando luz

da BBC Brasil

Cientistas escoceses dizem ter dado um passo gigantesco no campo da nanotecnologia ao mover uma gota usando luz, segundo estudo publicado na revista "Nature Materials" desta semana.

"Esse foi um dos primeiros exemplos de máquinas moleculares funcionando com sucesso junto ao mundo macroscópio", diz David Leigh, da Universidade de Edimburgo.

Eles usaram raios ultra-violetas para estimular máquinas moleculares --produzidas artificialmente-- a moverem gotas em superfícies planas e inclinadas.

Embora em termos absolutos a gota tenha se movido apenas um milímetro, seria o equivalente a uma máquina de tamanho convencional suspendendo um objeto duas vezes maior que o prédio mais alto do mundo, segundo os cientistas.

Avanços

"Apesar do conhecimento humano sobre a construção e o controle das máquinas moleculares ainda estar no começo, este campo pode ter um impacto na sociedade comparável à descoberta da eletricidade e da internet", diz David Leigh, da Universidade de Edimburgo.

Eles acreditam que a descoberta pode auxiliar na construção de músculos artificiais ou mecanismos para o transporte de substâncias dentro do corpo.

A natureza utiliza as chamadas máquinas moleculares para o desempenho de todas as funções biológicas, desde o movimento dos músculos até a fotossíntese.

"Quando descobrirmos como fazer o mesmo, teremos materiais que hoje parecem coisa de ficção científica", diz Leigh.

A nanotecnologia já vem sendo usada em cosméticos, chips de computadores, vidros autolimpantes e roupas resistentes a manchas. Pesquisadores acreditam que a tecnologia pode levar à criação de computadores mais avançados, materiais mais leves e resistentes e progressos na medicina.

Leia mais
  • Lula diz que investir em tecnologia tornará o país poderoso
  • Grupo internacional desvenda a formação de nanotubo de carbono

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre nanotecnologia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página