Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2009 - 09h23

Casos de gripe suína disparam no Japão

da BBC Brasil

O número de casos de gripe suína no Japão subiu rapidamente, com mais de 120 casos confirmados. Quase 2.000 escolas e empresas foram fechadas e o governo está desencorajando viagens desnecessárias para conter a propagação da doença.

Na sexta-feira, apenas quatro casos haviam sido confirmados no país, e em pessoas que haviam voltado do Canadá. O primeiro caso de gripe suína em uma pessoa que não havia viajado para o exterior --um estudante de 17 anos de Kobe-- foi registrado no sábado.

Apelo por calma

A mídia japonesa disse que uma nova onda de infecções tornaria o Japão o quarto país mais infectado do mundo, depois de México, Estados Unidos e Canadá.

Apesar de dizer que nenhuma das pessoas infectadas corre risco de vida, as autoridades continuam apreensivas. "Nós precisamos ter cautela, mas com um tratamento rápido os pacientes podem se recuperar", disse o primeiro-ministro Taro Aso. "Nós precisamos agir de maneira calma e apropriada."

Acredita-se que a maioria das pessoas infectadas é de estudantes nas regiões de Hyogo e Osaka, no oeste do Japão. Especialistas acreditam que o vírus H1N1 se propagou rapidamente entre os dois centros urbanos depois que alunos de escolas em Kobe e Osaka se reuniram para um torneio de vôlei.

O Japão criou centros para testes médicos nos aeroportos e está encorajando grupos de alto risco a lavarem as mãos com frequência e a usar máscaras.

Até no setor de esportes foram adotadas medidas para reduzir o potencial para infecções.
Na competição nacional de sumô em Tóquio no domingo, as autoridades usaram um desinfetante em spray que borrifaram nas mãos de todos os espectadores que chegavam.

O correspondente da BBC em Tóquio, Roland Buerk, disse que o surto de gripe suína causou alarme no Japão, onde há um grande número de pessoas idosas que estão particularmente preocupadas com a doença.

Comentários dos leitores
Caro eduardo de souza,
A vacina contra o vírus Influenza A (H1N1) foi testada antes de ser utilizada na população e, aqui no Brasil, ela é aprovada pela Anvisa. Seus efeitos colaterais possíveis, até o momento, são: dor no local da aplicação da injeção, febre, dor de cabeça ou nos músculos e articulações. Esses sintomas costumam ser leves e duram 1 ou 2 dias. Raramente, podem ocorrer reações alérgicas como inchaços, asma ou alguma reação mais forte, por conta de hipersensibilidade aos componentes da vacina.
Mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
sem opinião
avalie fechar
eduardo de souza (635) 02/02/2010 02h12
eduardo de souza (635) 02/02/2010 02h12
Centenas de casos de "NERVO MORTAL", uma paralisia dos nervos, estão sendo associados aos que tomaram a vacina. Entre esses casos, a confirmação de que foi mesmo a vacina foi oficializado. "Esses casos são raros" tem afirmado o governo do Eua e os laboratorios que as produziram.
Mais da metade dos médicos N. Amer. não tomaram a vacina "MEDO DE EFEITOS COLATERAIS".
Aos que aqui voriferam os "benefícios" da vacina, estejam a vontade, podem tomá-la, alguns laboratórios estão a procura de "voluntários". :0)
1 opinião
avalie fechar
hugo chavez (310) 01/02/2010 21h39
hugo chavez (310) 01/02/2010 21h39
O silêncio do "Ministério da Saúde" frente às minhas colocações sobre as investigções mundiais em face de supostas irregularidades no episódio "pandemia de gripe suína" deixa algo no ar e cada um pode interpretar como quiser. Claro que tudo isto ocorre numa esfera muito acima do próprio Minsitério e tb, bem além do Governo brasileiro. Só os "donos do mundo" que elaboraram mais este "projeto" para o Mundo, podem esclarecer a questão. Afinal, alguns governos parecem ter sido vítimas, junto com a população mundial, destes "eventos mal esclarecidos". Para os que se perguntam se devem tomar a vacina, é bom refletir sobre tudo isto e decidir conforme a conveniência pessoal. Eu apóio as outras vacinas e as utilizo, mas, "gripe suína' e de outras "grifes", não me enganam. A "grande mídia" deveria investigar isto mais a fundo ou não? Sei lá né rsrs. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6467)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página