Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Pesquisas Datafolha

A avaliação que o brasileiro faz do Congresso Nacional piorou e 45% dos brasileiros acham que ele é ruim ou péssimo, segundo pesquisa Datafolha divulgada no início de dezembro.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
José Carlos Pereira (3) 21/03/2009 12h09
José Carlos Pereira (3) 21/03/2009 12h09
Com toda a certeza, a desaprovação aos senadores e deputados é muito maior do que a apregoada na reportagem.
Com as exceções que confirmam a regra, são todos uns espertalhões que vivem dos recursos públicos. E denigrem o regime democrático.
José Carlos.
5 opiniões
avalie fechar
roberto kobayashi (31) 21/03/2009 11h59
roberto kobayashi (31) 21/03/2009 11h59
Interessante estes dados, mas será que é so este percentual? 45%?...Talvez seja por isso que nesta "DEMOCRACIA" em que vivemos "O VOTO SEJA OBRIGATÓRIO", sujeito "A PENALIDADES" aos eleitores que não comparecem as urnas, e "OBRIGADOS A JUSTIFICAR"...bem se não me engano, se HOUVER 61% dos votos NULOS, todos os canditados que concorrem são excluidos e deve-se realizar outra eleição, com candidatos diferentes...é hora do POVO BRASILEIRO começar a PENSAR MAIS...45% para 61%...é tão pouco...rsrsrsrs. sem opinião
avalie fechar
WANDERLEY SMARSSARO (7) 21/03/2009 11h38
WANDERLEY SMARSSARO (7) 21/03/2009 11h38
O que assistimos é um congresso que se arrasta anos após anos na corrupção, o poder público desmoralizado, uma justiça dominada pelo governo, "não estou generalizando, lógico que existem neste meio pessoas com caráter e que lutam por um Brasil melhor e sonham tirar o Brasil dessa lama e da vergonha.
Se fizermos um levantamento nas estatais, tipo: Eletrobrás empréstimos compulsórios contra os consumidores onde bilhões constam em seu passivo declarado em seu balanço, e não foram pagos, eles se defendem na justiça com a prescrição, ora prescição não paga dívida. Se olharmos para Petrobrás, e outras tantas, encontraremos escãndalos que ainda não vieram a tona.
Peço a Deus pelos nossos governantes, que eles possam mudar a história desse país, e colocar tudo a limpo, fazendo brotar em cada brasileiro o sentimento de esperança e certeza, vendo seu dinheiro bem aplicado e todos sejam beneficiados para a justiça prevalecer.
A crise está ai, fruto de corrupção, falsidade, engano, ilusão nas aplicações virtuais. As empresas ao invés de aplicarem seus recursos na produção, optaram por caminhos mais fáceis, ou seja, aplicaram no mercado financeiro e cairam no engano.
O homem faz seus planos, porém o querer e o realizar, está nas mãos de Deus.
Desperta Brasil!
Wanderley
sem opinião
avalie fechar
Bruno Atobe (1) 21/03/2009 11h27
Bruno Atobe (1) 21/03/2009 11h27
Todos sabemos como anda o Brasil. Temos um péssimo sistema de educação, segurança e saúde. Sem contar outros ramos. Vemos que as coisas só tendem a piorar, pois os hospitais não recebem verba o suficiente, os médicos e policiais não recebem salários dignos e a economia vem trazendo prejuízos devido a grande crise. Temos políticos que decidem assuntos de extrema importância sem saber ou estar envolvidos nele e deste modo levam as coisas de modo errado, com leis inúteis. Claro que o governo atual não é perfeito....
Entretanto o Brasil está passando através da crise de modo melhor do que seria esperado. Muitas pessoas criticam o fala da "marolinha", que claro está errada, colocando isso como uma frase pré-eleição (pré-Dilma). Mas muitos se esquecem que a oposição faz isso, tb, pelos mesmos motivos. Pois a oposição teve a mesma chance quando tinha a presidencia e não fez nada. Pegar frases de efeito e critica-las é algo pequeno quando apenas se almeja diminuir a popularidade de outros. Ao invés disso preferiria políticos que ao invés de só criticar (seja, pelo mínimo motivo) elaborasse planos e metas para fazer por si só o melhor pra país.
E li aqui nos comentários vários cidadãos criticando o governo e que este não tem méritos pelo estado atual do país, pois o Lula apenas seguiu o caminho feito por governos anteriores.
Eu acho q com o tempo se passa as memórias das pessoas. Lembro da venda da vale e de tantas outras, da crise do real, crises de corrupção. O FHC era perfeito!
2 opiniões
avalie fechar
Hélio Souza Oliveira (5) 21/03/2009 10h43
Hélio Souza Oliveira (5) 21/03/2009 10h43
DESDE QUANDO ERA EMPREGADO DA ÁREA FINANCEIRA, EU QUESTIONAVA OS BONS EMPRESÁRIOS: "ADMINISTRAR COM RECURSOS ABUNDANTES É MUITO FÁCIL; QUERO VER O DESEMPENHO NUMA SITUAÇÃO CONTRÁRIA."
ISSO SE APLICA AGORA AO SR. LULA, NA ATUAL CRISE, COM DIMINUIÇÃO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL E, CONSEQUENTEMENTE DA ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS. COM A GRANA POUCA VAI? SEM APELAR PARA NOVOS AUMENTOS DE IMPOSTOS? E SEM ESMOLAS, A AVALIAÇÃO DELE PERMANECE NAS ALTURAS?
1 opinião
avalie fechar
wilson barreto (3) 21/03/2009 10h40
wilson barreto (3) 21/03/2009 10h40
Devo dizer que em relação ao nosso congresso infelismente nascí e vivo num país meia boca.Democracia meia boca,sistema eleitoral meia boca,justiça super meia boca(haja visto caso Daniel Dantas e muitos outros)mas como Deus é brasileiro iluminou a cabeça do povo para eleger o Presidente Lula esse sim é por inteiro ao contrário do seu antessessor que foi hiper meia boca.Esse congresso que aí estar povoado de polícos oriundos da ditadura militar travestidos de pele de cordeiro.O Brasil tem um cancer políco que ja se chamou ARENA depois PDS depois PFL e agora DEMO todas as vezes que os políticos oriundos dessas siglas vão ser aniquilados aí eles mudam a sigla e infelismente uma parte da ELITE brasileira dar sobrevida pra eles.Mas apesar do meu Brasil viver uma meia boca eu rezo pra que apareça mais alguns LULAS com a visão,competencia e acima de tudo o coração que tem nosso atual presidente.Abracos a todos os leitores.Wilson barreto 2 opiniões
avalie fechar
gilberto machado (6) 21/03/2009 10h33
gilberto machado (6) 21/03/2009 10h33
Eu não acho que a pupularidade do presidente LULA, se da somente pelo o bolsa familia. Eu particularmente não dependo dele, e nem só acho, como tenho certeza que esse governo é infinitamente melhor do que, os que passaram por ai, inclusive o de F.H.C e sua tropa incrustados no P.S.D.B e DEM. que venderam todo nosso patrimônio e quando terminaram de vender, estavámos devendo 3 veses mais (pra onde foi o dinheiro) e ainda ficamos atolado no F.M.I, imagine vocês se essa crise estivesse pego nosso país, devendo a essa entidade. Más pelo o contrário temos hoje 200 bilhões de DÓLARES na reserva. O problema do bolsa familia, é que a "casta burguesa deste país", está ganhando muito mais com a distribição de renda. Mas eles não querem assim pois so gozão se estivrem rachando de tanto dinheiro e poder, as custa da miséria dos outros e jogando terra na cara dos moribundos resultado da fome fruto de suas políticas concentradoras de renda capitalista selvegem. LULA poderia esta fasendo muito mais não fosse os representantes da direita reacionário corrupta desse país. 1 opinião
avalie fechar
julio cesar de oliveira (3) 21/03/2009 10h31
julio cesar de oliveira (3) 21/03/2009 10h31
É UMA PENA QUE ESTA EDIÇÃO NÃO PUBLIQUE ON NOSSOS SENTIMENTO NA ÍNTEGRA. ABRAÇOS A TODOS... sem opinião
avalie fechar
julio cesar de oliveira (3) 21/03/2009 10h29
julio cesar de oliveira (3) 21/03/2009 10h29
Infelizmente, com exceções raríssimas, o nosso congresso é leviano, corrupto, parcial, chantageador, inescrupuloso, demagogo, e hipócrita. particularmente, eu gostaria que não houvesse "Congresso". Embora criticado por todos, o deputado Clodovil Hernandes, foi o único que demonstrou durante o tempo em que frequentou a casa, o oposto de todos os adjetivos aqui atribuidos a mesma. É uma vergonha para nós brasileiros, que trabalhamos em média 10 hrs diárias para sobrevivermos, termos que aturar horas extras em períodos de férias, (isso dá nojo). Bin Ladem em seu próximo episódio de destruição, deveria mirar o "Congresso Nacional" com casa cheia para mandar seus camicases. "INFELISMENTE ISTO É BRASIL" que me perdoem as raríssimas exceções, que por seus feitos, tem procurado com seus esforços moralisar este pardieiro. e viva a liberdade de expressão! 1 opinião
avalie fechar
Orlando Varêda (22) 21/03/2009 10h25
Orlando Varêda (22) 21/03/2009 10h25
É ridícula essa crítica pouco inteligente à tal "marolinha" que o presidente usou com toda propriedade e inteligencia, aliás, artigo escasso entre as oposições de um modo geral.
A inteligencia que os bobos ainda imaginam que está presente apenas no conhecimento adquirido, cartesiano, já feneceu, como diz o cantor, a fila andou, o mundo mudou e vocês estacionados sobre conceitos ultrapassados, não perceberam que, nosso papel como brasileiro, é sim, transformar o tusnami provocado pela incompetência e má fé dos gestores economicos do "primeiro mundo" em uma mansa marolinha sim senhores.
Vamos reduzir os índeces de preconceito meus senhores.
Orlando
1 opinião
avalie fechar
Jayme Elias Bentolila (98) 21/03/2009 10h24
Jayme Elias Bentolila (98) 21/03/2009 10h24
Com que se parece uma caixa de descarga acoplada e um sanitário ao lado, será com um prédio conhecido do povo brasileiro, agora eles começaram a construir uma cela (cadeia) para prender não sei quem no senado ao preço de R$ 500.000,00, em Goiania um apartamento de 3 quartos, com cerâmica e tudo área com piscina custa R$150 mil, ou até menos, veja dava para fazer 3 aptos e ainda sobrava dinheiro. Vamos começar a cutucar e furar esta meia, se ela cair no ventilador vai ser uma maravilha e o povo coitado só 37% acham eles ruim, vai ver entrevistaram em Brasília onde a maioria dos funcionários moram. 1 opinião
avalie fechar
wilson barreto (3) 21/03/2009 10h15
wilson barreto (3) 21/03/2009 10h15
No momento só tenho a agradecer a Folha pelo espaço democrático que nos concede para execermos nosso direito de expressão. Abraços 1 opinião
avalie fechar
Hélio Souza Oliveira (5) 21/03/2009 10h13
Hélio Souza Oliveira (5) 21/03/2009 10h13
SE O PROBLEMA DAS HORAS EXTRAS "SUBTRAÍDAS" DO DINHEIRO PÚBLICO É DOS FUNCIONÁRIOS, COMO ALEGARAM ALGUNS SENADORES, MUITO PIOR PARA ESSES "DIGNÍSSIMOS SENHORES",POIS ESTÃO SERVINDO DE EXEMPLO PARA OS SEUS SUBALTERNOS. A PROXIMIDADE E O EXEMPLO CONTAMINAM MUITO MAIS RÁPIDO. A GRANDE MAIORIA DELES NÃO MERECEM NOTA ALGUMA ACIMA DE ZERO. É DE DAR NOJO! 1 opinião
avalie fechar
antonio pereira (20) 21/03/2009 09h57
antonio pereira (20) 21/03/2009 09h57
os comentarios é sobre a rejeição do senado e camâra dos deputados que são um monte de parasitas da nação,so fazem alguma coisa que beneficie eles, quando não pode botar a mão no dinheiro da nação,agora vem um monte de asnos com suas imbecilidade criticar uma pequena rejeição do governo lula.Essas almas sebosas só merece um governo de inflação alta,que desempregou milhares de pais de familias,vendendo as empresas estatais,e apoiando a roubalheira no pais.Com a crise mundial,eu gostaria de saber qual o chefe de nação que continua com a popularidade pelo menos igual a do presidente Lula. 1 opinião
avalie fechar
juvenal clementino (15) 21/03/2009 09h37
juvenal clementino (15) 21/03/2009 09h37
a popularidade do presidente lula era ficticia coisa de pt. a realidade está aparecendo agora. 1 opinião
avalie fechar
Carlos Franco Franco (634) 21/03/2009 09h02
Carlos Franco Franco (634) 21/03/2009 09h02
Acredito que estes eleitores ou leitores que estão a´provando o governo Lula, estão em outro pais, pode crer. acham que não é o unico culpado, por estas atrocidades, roubalheira em seu governo, desmando, desvios, não acredita que ele mesmo não saiba ou não acredite que no governo dele, deve ser de outro governante, eta povinho, gosta do que é ruim, mesmo, esses devem ser cabos eleitorais do PT, ou algun filiado, tá tudo ai na cara, ninguem vê os aposentados, os hospitais, a saude, habitação, transporte, estradas, no caus que estão, estão em outro pais com certeza. 9 opiniões
avalie fechar
Lula nao se deixou levar pelo otimismo exagerado. Mais uma vez mentiu a naçao. Ela sabia o que estava para acontecer, mas preferiu tratar do assunto como presidente sindical, fazendo pilheria, usando expressoes jocozas como é seu feitio, desdenhando e menosprezando um momento delicado. Do alto de sua arrogancia e prepotencia nao viu o obvio: que o Brasil ainda esta no planeta Terra e num mundo globalizado. Contra seu desejo(e do seu partido) temos internet e se ocorrer algo de bom ou de ruim do outro lado do mundo, em poucos segundos estara "dentro da nossa cozinha". Teve tempo de "armar as barricadas" mas nao o fez, priorizou a campanha da Dilma. Foi ralapso. Agora...bem agora so paliativos, promessas mirabolantes(como construir 1 milhao de casas), medidas setoriais(ajudar as montadoras com reduçao de impostos) e procurar alguem pra responsabilizar pelos estragos da "marolinha". Quem sabe algum aloprado? 1 opinião
avalie fechar
Li um comentario onde o autor demonstra(talvez por nao conhecer de fato ou quem sabe para preservar o discurso retrogrado contra o governo FHC) seu total desconhecimento sobre a historia moderna do pais e da evoluçao da estabilizaçao economica do Brasil. Parte do mandato de Itamar e da era FHC, denominado pos Plano Real, foi destinada a "consertar" as mazelas produzidas pelos atuais amigos de Lula(Sarney e Collor), arrumar a casa, fazer a faxina. Sarney legou ao pais uma inflaçao de 80%a.m e uma moratoria(com total apoio dos partidos de esqueda inclusive o PT) altamente danosa ao pais e cujos custos foram inestimaveis em todos os sentidos; Collor com seu plano mirabolante, alem da inflaçao galopante, confiscou a popupança do brasileiro criando um clima insegurança juridica ainda mais desfavoravel ao desenvolvimento do pais. De bom, somente a abertura de economia. O Brasil nao andou de "pires na mao" com diz o autor pois os responsaveis pela renegociaçao da divida brasileira(Malan e FHC) tinham respaldo la fora, mas precisava dos emprestimos para colocar a economia em ordem. Era o inicio do Plano Real, nao tinhamos ainda a LRF, nem fora implatada a privatizaçao das estatais, nosso parque industrial estava sucateado, nossas exportaçoes inexistiam pela qualidade e falta de competitividade de nossos produtos, o momento politico era delicado. Abordar um tema sem o devido conhecimento é um esporte perigoso. Corre-se o risco de falar besteira ou cair no ridiculo. 1 opinião
avalie fechar
Antonio Passos (46) 20/03/2009 18h44
Antonio Passos (46) 20/03/2009 18h44
A verdade é que Lula, do auge de sua popularidade recorde, deixou-se levar por um otimismo exagerado e falou o que não deveria. Deve estar muito arrependido, porque a oposição vive procurando essas quinquilharias para fazer sua "chacrinha". Na falta de críticas sérias e reais sobre o governo, procuram qualquer bobagem para criticar e marcar presença. Se não falar em marolinha vão falar de que ? em crises infinitamente menos profundas do que a atual, o governo anterior batia no FMI de pires na mão pra salvar o Brasil da falência. Hoje, o nosso presidente "marolinha" senta-se ao lado de Obama para discutir a crise. Convenhamos, é muita diferença, não é mesmo senhores ? 33 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (1912) 20/03/2009 18h29
João Carlos Gagliardi (1912) 20/03/2009 18h29
Claro que todos conhecem o ditado:
"O peixe morre pela boca...."
Dessa vez não foi diferente, acostumado a falar o queria, quando bem entendesse e do jeito que quisesse, e profundo entendedor de economia como acha que é, acreditou que afugentaria a crise com aqueles discursos vazios.
É claro, que não adiantar nunca.
A crise chegou e sua equipe econômica não sabe o que fazer.
A primeira frase a ser questionada é a da "marolinha".
Mas ele tem uma quantidade infindável destas patacoadas a serem rememoradas.
Logo as pessoas vão perceber a quantidade de besteiras que esse senhor produz.
E a popularidade continuará despencando, depencando...
O peixe sempre morre pela boca, e esse peixe tem uma boca grande, muuuuuuito grande!!!
25 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (331)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página