Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2002 - 19h34

PTB fica com Ministério dos Esportes e presidência da Infraero

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Depois de várias reuniões, o PTB acertou nesta terça-feira (17) com o futuro ministro-chefe da Casa Civil, o deputado federal José Dirceu (PT-SP), a cota de participação no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O partido ficará com o Ministério dos Esportes e com a presidência da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária).

Os nomes dos indicados pelo PTB para participar do futuro governo já haviam sido escolhidos pela liderança do partido. São o deputado federal Walfrido Mares Guia (MG) e o senador Carlos Wilson (PE), como antecipou a Folha Online na quinta-feira passada (12). Mares Guia ficará com o Esportes e Wilson com a Infraero.

Segundo o líder do PTB na Câmara, o deputado federal Roberto Jefferson (RJ), os nomes foram aprovados pela liderança do partido com a participação do presidente eleito. "Foi o próprio Lula que havia sugerido o nome de Wilson para ocupar a presidência de alguma estatal. O PTB só referendou uma sugestão dada pelo próprio presidente eleito."

Jefferson afirmou que é uma honra para o PTB voltar a participar "ativamente" da equipe de governo presidencial. O PTB está desde o início do segundo mandado do presidente Fernando Henrique Cardoso, iniciado em 1999, sem ocupar nenhum ministério.

"Mesmo sem ocupar nenhum ministério, estivemos com o atual governo nos últimos oito anos. Também daríamos nosso apoio ao futuro governo se mais uma vez ficássemos de fora", afirmou Jefferson.

Além de garantir sua participação no governo petista, o PTB garantiu a continuidade da carreira política de seus dois indicados. Mares Guia não disputou as eleições e ficaria sem mandato a partir de 2003. O mesmo ocorreria com Wilson, que não conseguiu se reeleger.

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade