Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2004 - 16h44

Gilberto Gil nega apoio a Serra e diz que torce "entusiasticamente" por Marta

Publicidade

da Folha Online

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, afirmou hoje que foi mal interpretado quando elogiou a gestão de José Serra (PSDB) no Ministério da Saúde e disse que torce "entusiasticamente" pela vitória de Marta Suplicy (PT) na eleição para a Prefeitura de São Paulo.

"As pitonisas eleitorais perderam tempo e energia na tentativa de interpretar o meu oráculo. Em vez de especular, poderiam simplesmente perguntar. Eu responderia que torço entusiasticamente pela vitória de Marta Suplicy", disse, em carta enviada ao presidente do PV, José Luís Penna, e ao líder do partido na Câmara dos Deputados, José Sarney Filho (MA).

Em visita a Pequim (China), o ministro defendeu na segunda-feira a flexibilização do direito de propriedade intelectual e citou como exemplo de sucesso nessa área a ação no Ministério da Saúde de Serra. O ex-ministro e candidato em SP bateu de frente com as multinacionais com a ameaça de quebrar patentes de remédios.

"Uma das vitórias brasileiras contra a rigidez da propriedade intelectual foi o trabalho do ministro Serra para tirar a propriedade intelectual dos remédios de combate à Aids", disse.

No texto, o ministro também afirma que sua posição não tem relação com a do diretório estadual do PV, que anunciou apoio a Serra. "O apoio do PV local a Serra não interfere na minha escolha. Foi apenas isso: uma decisão local, com motivações locais. Sou da Executiva Nacional do PV e acho que a candidatura verde em São Paulo é a de Marta."

Veja abaixo a íntegra da carta de Gil:

"Caro José Luís Penna, presidente nacional do PV
Caro José Sarney Filho, líder do PV na Câmara dos Deputados

O meu reconhecimento público ao modo como o ex-ministro José Serra lidou com a questão da propriedade intelectual de medicamentos foi erradamente interpretado como um apoio a ele na eleição de São Paulo.

As pitonisas eleitorais perderam tempo e energia na tentativa de interpretar o meu oráculo. Em vez de especular, poderiam simplesmente perguntar. Eu responderia que torço entusiasticamente pela vitória de Marta Suplicy.

Fui diversas vezes a São Paulo nos últimos anos e pude ver o excelente trabalho de saneamento feito pela prefeita. Falo de saneamento em sentido amplo: gerencial, financeiro, político e cultural. A cidade tem outra cara hoje.

A última pesquisa Datafolha mostra que a aprovação popular à gestão de Marta passa dos 80% (sendo 48% de ótimo e bom). Espero que os paulistanos vejam o que eu vi, e sintam o que eu senti: este trabalho precisa ter continuidade.

Quando tomei a decisão de me engajar na campanha de Lula, ao lado de outros companheiros do PV, como Juca Ferreira e Alfredo Sirkis, lembro que não tive a simpatia da direção do partido em São Paulo.

O apoio do PV local a Serra não interfere na minha escolha. Foi apenas isso: uma decisão local, com motivações locais. Sou da Executiva Nacional do PV e acho que a candidatura verde em São Paulo é a de Marta.

Grande abraço,
Gilberto Gil"

Leia mais
  • Marta e Serra se preparam para o debate e não têm agenda de rua
  • Palocci sinaliza novo reajuste da gasolina e nega manobra eleitoral

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Marta Suplicy
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página