Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2009 - 18h43

Presidente do TSE chama caixa 2 de desgraça das eleições e início da corrupção

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Ayres Britto fez fortes críticas hoje ao caixa dois das campanhas eleitorais. Presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ayres Britto participa do julgamento do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), suspeito de envolvimento com o mensalão tucano --esquema de captação ilícita de recursos montado na campanha a governador de 1998.

"Eu enxergo na denúncia, inquérito, desígnios de ações e de proveito e pelo menos nesse juízo primeiro entendo que se montou um esquema de caixa dois um modelo maldito de financiamento de campanha eleitoral", disse Ayres Britto em seu voto.

Assista ao vivo pela TV UOL

Para Ayres Britto, há vínculos entre Azeredo e o suposto esquema. "O acusado não faz parte da denúncia apenas pelo fato de ser governador. Há vínculos subjetivos entre os atores e protagonistas."

Ele chamou ainda o caixa dois de desgraça das eleições e início da corrupção. Costuma ser o início de toda corrupção. Caixa dois é uma desgraça nos costumes eleitorais brasileiros, parece reprise de um filme que já vimos."

As críticas acontecem quando o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM) foi envolvido em denúncias de suposto envolvimento com um esquema de corrupção. O esquema passaria pelo pagamento de propina arrecadada entre empresas prestadoras de serviços ao governo a políticos da base aliada.

Comentários dos leitores
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Rui,
Mau Político é um Pleonasmo Vicioso. Algo como subir para cima, entrar para dentro ou sair para fora...
sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Nossos maus politicos são como animais carniceiros comendo nossa carcaça, enquanto não restarem apenas nossos ossos não largarão a mamata. 2 opiniões
avalie fechar
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Não vi na notícia do mensalão referência ao Gov. José Serra, mas sim ao PT, ao José DIRCEU, Luiz Gushiken, etc.
Eu vejo os desesperados PeTófilos quererem associar tudo de ruim ao nome de Serra, das chuvas (o dobro da média para o período) às mortes pelas chuvas (muito menos do que no Rio de Janeiro - Angra dos Reis e Ilha grande, cidades e estado governados pelo PMDB, aliados do PT), à enchente no Jardim Pantanal, instalado lá há quase 40 anos, ou seja passou por Abreu Sodré, Maluf, Pitta, Jânio, Erundina, Marta, Serra e Kassab (não nesta ordem), em área de invasão, notadamente em cota mais baixa que o rio Tietê. Agora a culpa é do Serra...
Daqui mais um pouco vamos ler comentários afirmando que o terremoto no Haiti foi culpa do Serra...
É cômico o desespero desse pessoal.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (3061)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página