Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2004 - 14h14

Lula alcança pico de popularidade e torna-se favorito para 2006, diz "El País"

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A elevação da aprovação popular do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 55% em setembro para 62% em novembro, o colocam na posição de favorito para a eleição presidencial de 2006, diz a edição de hoje do jornal espanhol "El País".

"Contra todas as previsões, o índice de aprovação popular do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e de seu governo disparou", diz o "El País".

O diário espanhol lembra que a pesquisa CNI/Ibope, divulgada na terça-feira, mostrou que o presidente Lula teria uma vantagem de 42 pontos, contra 33 do prefeito eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), se a eleição presidencial fosse hoje.

Lula também ganharia dos outros possíveis candidatos à presidência em 2006 citados na pesquisa, como o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PMDB) e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) --por 49 pontos a 16 e 47 pontos a 15 respectivamente.

A pesquisa serve como "balão de oxigênio" para o presidente Lula, diz o jornal espanhol. O governo vem passando um mau momento, com a expectativa quanto à convenção do PMDB no domingo (12), em que o partido pode decidir sair do governo e integrar a oposição.

A taxa de desaprovação de Lula caiu, lembra o jornal, de 36%, caiu para 30%. A aprovação do governo foi de 41%, contra 38% em setembro. O jornal lembra ainda que 49% dos entrevistados acreditam que o governo Lula é melhor que o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e 31% disseram que é igual.

"Sem dúvida, um dos êxitos da aprovação do atual governo se deve ao fato de Lula ter seguido à risca a política econômica de rigor fiscal e monetário de seu antecessor, evitando a disparada da inflação e a supervalorização do dólar", diz o "El País".

O levantamento foi realizado entre os dias 24 e 29 de novembro, com 2.002 entrevistas, em 140 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Lula tem entre 42% e 49% das intenções de voto para 2006, diz CNI/Ibope

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página