Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2006 - 20h06

Aécio Neves é reeleito governador de MG com ampla vantagem

Publicidade

da Folha Online

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), conseguiu se reeleger com ampla margem de votos e manteve-se como um dos principais nomes tucanos para a eleição presidencial de 2010.

Com 84,3% das urnas apuradas, Aécio tinha 76,97% dos votos válidos. Seu principal adversário, o petista e ex-ministro de Direitos Humanos do governo Lula, Nilmário Miranda, aparecia com 22,1%.

Na eleição de 2002, Aécio havia batido o mesmo Nilmário, mas não por uma vantagem tão elástica --teve quase 58% dos votos válidos.

Aécio, 46, começou sua vida política há quase 25 anos, como secretário particular do avô Tancredo Neves, que foi governador de Minas Gerais e se elegeu presidente em 1985, mas morreu antes de tomar posse.

O tucano pode tentar refazer o projeto do avô em busca da Presidência da República já em 2010, quando será comemorado o centenário do nascimento de Tancredo.

Em Minas Gerais, além dos enormes índices de aprovação e do respaldo popular nas urnas, o governador reeleito também conseguiu construir amplas alianças. Participaram de sua coligação PFL, PPS e PSB, além de ter o apoio informal de outras legendas como o PDT e de lideranças como o ex-presidente Itamar Franco. Isso apesar de seu vice, Antonio Augusto Anastasia (PSDB), ser também um tucano.

No plano nacional, Aécio foi neste ano mais atuante que Serra na campanha do também tucano Geraldo Alckmin a presidente, o que pode lhe valer o apoio do ex-governador paulista em 2010.

Ao ser reeleito para o Palácio da Liberdade, Aécio espera trazer de volta para sua base de apoio o PMDB, que decidiu apoiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no plano nacional e Nilmário no estadual nessas eleições.

Antes de governar Minas, Aécio graduou-se em Economia pela PUC-MG e teve quatro mandatos parlamentares --o primeiro em 1986. Em 1998 foi o deputado mais votado de Minas. Nesse mandato, conseguiu ser eleito presidente da Câmara dos Deputados. Antes já havia sido líder do PSDB na Casa e construiu a fama de exímio negociador.

Leia mais
  • Saiba mais sobre o governador de Minas Gerais

    Leia mais
  • Veja a apuração completa em Minas Gerais
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página