Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 19h27

Ana Júlia vai criar "co-irmão" do Bolsa Família no Pará

Publicidade

da Folha Online

A governadora eleita do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), afirmou que vai criar no Pará um programa "co-irmão" do Bolsa Família federal, o Bolsa Trabalho. Os desempregados terão uma ajuda de custo e passarão por qualificação profissional enquanto são subsidiados pelo governo. Segundo ela, o principal problema que atinge hoje a população paraense é o desemprego, seguido pelos altos índices de violência.

"O desemprego gera a violência, por isso a minha prioridade em criar o Bolsa Trabalho, que é co-irmão do Bolsa Família e vai funcionar basicamente nos mesmos moldes. Só que, além da ajuda financeira, o beneficiado vai participar de cursos de qualificação", afirmou.

Para saber exatamente como está a situação financeira do Estado e definir o quanto é possível investir no Bolsa Trabalho, Ana Júlia espera contar com a ajuda do atual governador, o tucano Simão Jatene.

É que ela aguarda um sinal verde de Jatene que permita um governo de transição. Assim, quando assumir a administração estadual, em janeiro de 2007, "não perca tempo tomando pé da situação". "A transmissão de cargo precisa ser feita da forma mais democrática possível. Não podemos perder tempo", afirmou.

Vitória

Ana Júlia passou o dia recebendo telefonemas de lideranças políticas a parabenizando pela vitória nas eleições. Pela manhã, recebeu ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Ele ficou bastante feliz com a minha vitória, que foi de virada. Realmente foi uma surpresa. Além de mim, também foi uma surpresa a vitória do Jackson [Lago, pedetista eleito governador do Maranhão]. Nós dois fomos as surpresas desse segundo turno."

A petista terminou o primeiro turno atrás do candidato do PSDB ao governo, Almir Gabriel, mas o venceu na segunda etapa da disputa ao obter 54,93% dos votos válidos.

Leia mais
  • Petista Ana Júlia vence tucano e se elege no Pará; confira perfil
  • No Pará, petista Ana Júlia bate tucano e vence eleição
  • Mapa do poder nos Estados favorece Lula
  • Ministros petistas dizem que 2º mandato de Lula será "desenvolvimentista"

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página