Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2006 - 23h41

Ministério Público denuncia diretores do BMG por envolvimento com mensalão

Publicidade

da Folha Online

O MPF (Ministério Público Federal) em Belo Horizonte (MG) ofereceu nesta segunda-feira denúncia contra quatro diretores do banco BMG por crimes contra o sistema financeiro, em decorrência do escândalo do "mensalão". Também foram denunciados os ex-dirigentes do PT, José Genoino e Delúbio Soares, o publicitário Marcos Valério de Souza.

Os diretores denunciados pelo MPF são Ricardo Annes Guimarães, João Batista de Abreu, Márcio Alaôr de Araújo e Flávio Pentagna Guimarães. Eles são acusados de promover empréstimos fraudulentos ao PT e ao grupo de empresas pertencentes a Marcos Valério.

Segundo a denúncia, a liberação de recursos milionários pelo BMG foi irregular porque a situação econômico-financeira dos tomadores era incompatível com o valor emprestado e, também, porque as garantias dadas eram insuficientes. O MPF acusa ainda o banco de ter quebrado as normas impostas pelo Banco Central para contratos de financiamentos.

O MPF incluiu ainda na denúncia Ramon Hollerbach, Cristiano de Mello Paz e Rogério Lanza Tolentino.

Gestão fraudulenta

O MPF caracterizou como "gestão fraudulenta" a celebração de contratos com empresas sabidamente desprovidas de condições econômico-financeiras para quitar a dívida. Segundo a denúncia, as irregularidades ficaram evidentes pelo fato de que as ações de cobrança por inadimplência só foram ajuizadas após junho de 2005, quando eclodiram as denúncias do "mensalão".

O MPF argumenta ainda que o BMG teve vantagens pela participação no esquema, porque pôde operacionalizar empréstimos consignados de servidores públicos, pensionistas e aposentados do INSS, a partir do ano de 2003, o que lhe garantiu "lucros bilionários".

A denúncia apresentada à 4ª Vara da Justiça Federal em Belo Horizonte é um desdobramento das investigações realizadas pelo MPF no inquérito do mensalão, que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal).

Leia mais
  • Livro analisa perfil da câmara dos deputados
  • Livro mostra evolução do patrimônio dos deputados
  • Apesar da pressão, Aldo diz que decisão sobre salários será mantida
  • Parlamentares protocolam no STF mandado de segurança contra reajuste
  • Esposas de militares protestam contra aumento salarial de parlamentares

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o ecândalo do mensalão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página