Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2007 - 19h51

Papa é ovacionado na primeira celebração na basílica de Aparecida

Publicidade

REGIANE SOARES
Enviada especial da Folha Online a Aparecida

O papa Bento 16 foi ovacionado pelos fiéis que participaram na noite deste sábado da oração do Rosário realizada no santuário nacional de Nossa Senhora de Aparecida (167 km de SP). Por várias vezes o sumo pontífice teve que interromper a leitura de seu discurso em razão dos aplausos, assobios e gritos de "papa, eu te amo".

Acompanhe a visita em tempo real na Folha Online.

Entre 30 mil e 35 mil pessoas acompanharam a recitação do Rosário na basílica, segundo o (Centro de Operações de Segurança Integrada). Outras cerca de 7.000 pessoas não conseguiram entrar e assistiram o terço por um telão.

A primeira interrupção no discurso de Bento 16 foi ainda durante a saudação, quando disse: "o papa vos ama". Depois, quando "agradeceu a acolhida e a hospitalidade do povo brasileiro".

"Desde que cheguei aqui fui recebido com muito carinho. As várias manifestações de apreço e saudações, demonstram o quanto vós quereis bem, estimais e respeitais o sucessor do apóstolo Pedro", afirmou Bento 16, em português.

O papa foi novamente interrompido quando citou seu antecessor, o papa João Paulo 2º, que já teria ressaltado a "simpatia" do povo brasileiro. "Ele tinha toda razão", afirmou. O público respondeu: "santo, santo, santo", como forma de expressar o desejo da canonização de João Paulo 2º.

Foram pelo menos 20 interrupções, tanto dentro da basílica, como fora, onde milhares de pessoas que não puderam entraram acompanharam a cerimônia por um telão.

Oração do Rosário

Bento 16 chegou à basílica por volta das 18h06 e foi recebido com música e aplausos do público. O sumo pontífice foi saudado pelo arcebispo de Aparecida, d. Raymundo Damaceno.

"Sua presença na basílica tem uma dimensão nacional. Nós o recebemos com alegria em nome de nossa diocese", disse o arcebispo em seu discurso de boas-vindas. "Seja bem-vindo, que a senhora Aparecida lhe guie os passos em nossa terra", disse d. Raymundo.

O oração do Rosário foi antecedida pelo canto do credo, momento em que duas jovens levaram velas acesas até as proximidades dos pés da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

No final da cerimônia, o arcebispo de Aparecida presenteou Bento 16 com um réplica da basílica em agradecimento à visita.

Leia mais
  • Papa visita hoje fazenda de reabilitação em Guaratinguetá
  • Fiéis devem usar protetor solar, roupas leves e tomar muita água em Aparecida
  • Aparecida recebe papa com multidão nas ruas e lei seca
  • Livros contam história de frei Galvão, Nossa Senhora e outros santos
  • Confira a agenda do papa Bento 16 no Brasil

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página