Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2007 - 09h44

Pílula anti-arroto para vacas reduz efeito estufa

Publicidade

da BBC

Na luta contra o aquecimento global, o cientista Winfried Dochner, da Universidade de Hohenheim, na Alemanha, apresentou uma arma inusitada: pílulas anti-arrotos para vacas.

O especialista alemão afirma que os arrotos dos ruminantes respondem por cerca de 4% das emissões de gás metano no planeta. E a tendência seria de crescimento, já que o consumo de carne está aumentando.

"Não podemos evitar esse desenvolvimento. Mas, com novos métodos, podemos reduzir a influência das vacas no efeito estufa para até 3%, e ainda economizaremos dinheiro", diz Dochner, especialista em nutrição animal.

A solução que ele criou para o problema tem o tamanho de um punho fechado: uma superpílula batizada de "Bolus", composta de substâncias microbióticas que se dissolvem no estômago das vacas durante vários meses, ajudando na digestão.

Dieta

Esse "remédio", aliado a uma rigorosa dieta com mais gorduras e com horas específicas de alimentação, diminuiria a produção de metano dos animais, segundo o estudioso.

"Um animal que mastiga e digere continuamente melhora o aproveitamento de substâncias no seu próprio corpo. É como com as pessoas: mais refeições ao longo do dia são significativamente mais saudáveis para o corpo."

O metano é produzido pelo processo químico de fermentação que resulta da ruminação das vacas e é formado pela combinação das moléculas d'água e de dióxido de carbono.

Com a nova técnica, em vez de ser arrotado para fora pelos animais, ele seria usado pelo organismo das vacas para a produção de glicose.

Com isso, o cientista alemão afirma que elas produziriam mais leite, o que as tornaria economicamente mais eficientes.

Com a dieta e, principalmente, com a superpílula, a produção diária de metano seria diminuída consideravelmente, segundo Dochner.

O cientista ainda procura patrocinadores para a sua idéia.

Leia mais
  • Pesquisa contesta uso de óleo de palmeira como biocombustível
  • Família em NY tenta viver um ano sem papel higiênico
  • Bancos criam fundos para comprar direitos de emissões de CO2

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre dióxido de carbono
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página