Comentários

Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

Comentários de Ministério da Saúde Assessoria de Comunicação
Em 27/06/2009 12h30
Cristina, para uso imediato o Brasil conta com 10 mil tratamentos e tem matéria prima suficiente para a produção de mais 9 milhões, caso seja necessário. Porem, a OMS fez uma alerta para não fazer uso indiscriminado do medicamento destinado contra o A(H1N1), pois o vírus poderia se tornar mais resistente . Até sexta-feira, todos os casos suspeitos notificados até 48 horas recebiam o medicamento. Se continuasse dessa forma, diante do crescente número de pessoas infectadas, o Brasil registraria muitos casos fazendo uso do remédio nos primeiros dias, interrompendo o tratamento após terem o diagnóstico descartado. Alem disso, os riscos de desenvolvimento de resistência do vírus aumentariam. Por tais motivos e para garantir a segurança da população, o Ministério da Saúde decidiu que somente as pessoas que apresentarem um agravamento de seu estado de saúde nas primeiras 48h, após os primeiros sintomas, e pessoas com maior risco de saúde receberão o medicamento. Ressaltamos que este medicamento não é o único meio eficaz contra a doença. Portanto, o Ministério da Saúde continuará dando assistência e acompanhamento a todos os pacientes durante o processo infeccioso. Todos, sem exceção, serão tratados da forma adequada. Para mais informações: Fernanda.rocha@saude.gov.br

Em Gripe suína
37 opiniões
avalie fechar
Em 23/06/2009 16h26
Fábio,
Desde quando a Influenza A (H1N1) foi anunciada pela Organização Mundial de Saúde, todos os passageiros de vôos internacionais entregam sua Declaração de Bagagem Acompanhada (DAB), com dados pessoais, para que seja localizado, caso necessário. Seu amigo, com certeza recebeu orientações durante o vôo e, se tivesse apresentado algum sintoma de imediato, já teria sido encaminhado ao serviço de saúde. Depois de apresentar os sintomas, até dez dias após chegar de uma viagem a um país com a circulação do vírus, seu amigo deve procurar um médico.

Em Gripe suína
2 opiniões
avalie fechar
Em 23/06/2009 16h22
Maria,
Todas as respostas emitidas pelo Ministério da Saúde são personalizadas, de acordo com a dúvida ou sugestão de cada pessoa. O Ministério da Saúde não divulga o local de internação ou qualquer dado pessoal sobre as pessoas infectadas pela Influenza A (H1N1). Esta é a maneira de preservar a integridade física e moral dos pacientes. Porém Maria, todas as informações necessárias são repassadas para a população, como o número de casos por estado, a saúde destas pessoas e os medicamentos usados. E sempre quando você tiver interesse, pode acompanhar os dados atualizados em nossa página ou nos principais meios de comunicação, que costumam publicar estes dados. O Ministério da Saúde jamais impediu qualquer pessoa de dar entrevista. Sendo assim, o primeiro paciente infectado no país conversou com vários jornais, falando sobre o assunto.

Em Gripe suína
4 opiniões
avalie fechar
Em 18/06/2009 17h33
Cristina,
A Influenza A (H1N1) é, realmente, uma doença séria. Por isso, o Ministério da Saúde está realizando todas as ações necessárias para preveni-la e controlá-la. Além disso, a instituição está preparada para tomar novas medidas, caso seja preciso. Mais informações: fernanda.rocha@saude.gov.br.

Em Gripe suína
6 opiniões
avalie fechar
Em 14/06/2009 09h42
Herington,
assim como o tratamento, a vacina também será oferecida à população! O Brasil, assim como outros paises, já trabalha na descoberta da vacina. (fernanda.rocha@saude.gov.br)

Em Gripe suína
8 opiniões
avalie fechar
Em 02/06/2009 16h53
Cristina,
De forma alguma o Brasil está escondendo a situação. Até porque a Influenza A (H1N1) é uma doença séria e necessita da colaboração da sociedade para que seja controlada. Desse modo, todas as informações estão sendo amplamente divulgadas pelos diversos meios de comunicação. Até o momento, o país tem 14 casos confirmados e 322 descartados. Disponibilizamos, ainda, o e-mail fernanda.rocha@saude.gov.br para mais informações.

Em Gripe suína
6 opiniões
avalie fechar
Em 21/05/2009 17h26
Olá Márcia, todos os pacientes considerados casos suspeitos fazem os testes necessários para a identificação da doença. Por enquanto no Brasil só foram confirmados oito casos, no entanto ainda outras pessoas estão sendo avaliadas. O critério que o Brasil usa para definir se o paciente est contaminado ou não pelo vírus A(H1N1) é o mesmo usado no mundo todo. Esses testes são feitos de acordo com as orientações da OMS. Para mais informações escreva para Fernanda.rocha@saude.gov.br

Em Gripe suína
4 opiniões
avalie fechar
Em 21/05/2009 14h08
Mauricio, o vírus precisa de uma porta de entrada para contaminar o país, por isso que o Brasil está fazendo tudo o possível nos aeroportos e portos para diminuir as chances de que uma maior proliferação da doença aconteça. Uma dessas medidas é o monitoramento de pessoas. O governo tem ficado atento a todas as orientações da OMS. Infelizmente, por se tratar de uma epidemia mundial e o Brasil ser muito grande, é muito difícil evitar o contágio de outras pessoas. Mas justamente por isso, o Ministério da Saúde já está tomando medidas preventivas para diminuir o impacto ao máximo possível. Inclusive essa preparação começou há alguns anos quando surgiu a gripe aviária. Ficamos a sua disposição para responder mais dúvidas.

Em Gripe suína
6 opiniões
avalie fechar
Em 14/05/2009 12h57
Olá Marcelo Arruda, o Brasil está se empenhando sim para controlar a doença. É verdade que os sintomas do vírus A(H1N1) realmente são muito parecidos com outras gripes. Porem se sentir febre alta de forma repentina (maior de 38°), dores nas articulações e musculares, tosse que pode vir acompanhada de dor de cabeça; deve permanecer em casa para evitar um possível contágio e liguar para o Disque Saúde (0800 61 1997). O paciente será removido para uma das unidades de atendimento especializadas, onde serão realizados todos os exames para o diagnóstico final. Caso seja confirmado a presença do vírus o paciente é colocado em uma área de isolamento. Não há motivos para afirmar de que o vírus circula no Brasil, pois todos os pacientes de gripe suina no país foram devidamente tratados e controlados. O governo monitorou e continua monitorando todos aqueles que mantiveram contato com as vítimas do vírus A(H1N1). Muitos já estão fora de suspeita. Isso significa que o Brasil está seguindo todas as orientações da OMS para que outras pessoas não sejam contagiadas. Enquanto a sua questão sobre o futuro, o governo já vinha se preparando há alguns anos, quando surgiu a gripe aviária, para um possível surto do vírus da Influenza no país e o continuará fazendo. Todas as medidas possíveis estão sendo tomadas.
Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde.

Em Gripe suína
3 opiniões
avalie fechar
Em 13/05/2009 11h38
JULIANA F LESCANO,
O vírus ainda é muito novo e precisa de mais estudos para se ter algumas respostas mais precisas. No momento, o importante a se dizer é que o tratamento já está disponível e é eficaz. Ainda não há vacinas prontas para imunizar a população, justamente por ainda ser muito recente a descoberta desse novo tipo de Influenza.
Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde

Em Gripe suína
3 opiniões
avalie fechar
Em 13/05/2009 11h17
MARCOS BORGES,
O resultado dos exames demora até 72 horas para sair. Por essa razão, o número de casos suspeitos permanece inalterado. Um caso só é suspeito quando apresenta alguns sintomas e o exame ainda não teve resultado.
O que também acontece é que o número pode mudar, para mais ou para menos, mas as pessoas que estão sendo examinadas podem ser outras. O Ministério da Saúde tem se preocupado em manter a identidade dos pacientes em sigilo por respeito a privacidade delas e para evitar transtornos futuros às mesmas.
Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde

Em Gripe suína
4 opiniões
avalie fechar
Em 12/05/2009 16h36
Aparecida, uma das prioridades do Ministério da Saúde tem sido manter a população bem informada. O Ministério tem publicando material informativo em todos os meios de comunicação, como rádio, televisão e jornais. O próprio ministro da saúde tem se manifestado através desses meios para informar à população sobre todas as questões e notícias da doença no Brasil. Os sintomas são: febre alta (maior de 38°), tosse, dor muscular e nas articulações, dificuldade respiratória. Em caso de suspeita, por favor, procure a unidade de saúde mais próxima. Se for o caso o paciente será encaminhado para um dos hospitais credenciados preparados para receber possíveis casos do vírus A(H1N1)
Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde

Em Gripe suína
3 opiniões
avalie fechar
Em 12/05/2009 15h53
Ola Ana, atualmente o Brasil conta com 54 centros de referencia, distribuídos em todo o país, preparados para o atendimento de pacientes com o vírus A(H1N1). Inclusive com áreas livres para isolamento de contato. Para evitar a superlotação desses hospitais, o Ministério da Saúde esta tomando todas as medidas, seguindo as orientações do OMS, para evitar ou ao menos diminuir que a doença se espalhe por todo o país. O Brasil já vinha se preparando para uma eventual pandemia há alguns anos. Portanto, Ana, não há motivos para ter pânico. O Ministério da Saúde faz questão de manter a população informada, pois entende que é a melhor forma de controlar a doença no Brasil.
Muito Obrigada. Assessoria de comunicação do Ministério da Saúde.

Em Gripe suína
4 opiniões
avalie fechar
Em 10/05/2009 12h52
Ola Marilia,
A Anvisa ampliou seu quadro de funcionários nos principais aeroportos do país, monitorando os vôos internacionais que chegam ao Brasil. Em caso de identificação de casos suspeitos, o viajante permanecerá a bordo juntamente com os outros passageiros para avaliação clínica. Se for necessário o paciente é encaminhado para um hospital de referência. Os outros passageiros serão liberados, após receberem informações sobre a doença. Ainda durante os vôos, as tripulações das aeronaves estão orientadas a informar os passageiros sobre sinais e sintomas da influenza A (H1N1). Adicionalmente, a tripulação solicitará que passageiros com esses sintomas se identifiquem à tripulação. Atualmente nos aeroportos o governo criou pequenas salas para isolar esses passageiros considerados casos suspeitos. No momento esta sendo distribuidos em todos os aeroportos panfletos com informações sobre o virus.
O Ministério da Saúde está fazendo tudo o possível para manter a população bem informada.
Muito Obrigada. Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde

Em Gripe suína
33 opiniões
avalie fechar
Em 08/05/2009 16h07
Olá Aline
Aqui no Brasil quatro pessoas foram infectadas e três delas já foram liberadas. O paciente que continua internado passa bem e não corre risco de morte. A gripe suína pode matar, mas se a doença for tratada desde o início o paciente pode receber alta sem problemas. Epidemiologistas da Organização Mundial de Saúde ainda estão pesquisando o nível exato de mortalidade do vírus. Assim como a gripe comum, a influenza suína é transmitida, principalmente, por meio de tosse, espirro e de secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os casos confirmados no Brasil estão fora de perigo e passam bem. O medicamento usado para combater o vírus é o Tamiflu, porem, apenas os serviços de saúde têm acesso. Isso porque a automedicação das pessoas pode representar risco um grande à saúde de todos. De imediato, o país já adquiriu 6.250 tratamentos para uso adulto e a mesma quantidade para uso pediátrico. Além disso, o Ministério da Saúde comprou matéria-prima para fabricar o medicamento e atender os casos necessários. Os medicamentos só não foram prontamente produzidos porque são perecíveis. Em caso de suspeita da doença, a recomendação é procurar o serviço médico imediatamente.
Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde.

Em Gripe suína
2 opiniões
avalie fechar
Em 08/05/2009 13h09
Olá Luiz,
Apenas os serviços de saúde têm acesso ao Tamiflu. O governo decidiu recolher o medicamento das farmácia pois a auto medicação das pessoas pode representar um grande risco a saúde de todos. Em caso de suspeita da doença, a recomendação é procurar o serviço médico imediatamente. Para que a Gripe Suína, seja confirmada é preciso que profissionais de saúde façam uma avaliação e alguns exames clínicos. Após o diagnóstico, somente um médico poderá passar o tratamento correto, que deverá ser realizado em uma unidade de saúde.
Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde.

Em Gripe suína
8 opiniões
avalie fechar
Em 07/05/2009 17h35
Caro Paulo, existem alguns exames realizados, aqui no Brasil mesmo, que conseguem descartar a doença. Enquanto isso, estes casos suspeitos são atendidos e tratados enquanto apresentam os sintomas. Com a chegada dos kits para diagnóstico enviados ao Brasil pela OMS/Opas, nesta quinta-feira, este resultado sairá em 72 horas.

Em Gripe suína
2 opiniões
avalie fechar
Em 07/05/2009 17h31
Olá Paulo,embora estivéssemos aguardando os kits de detecção da OMS/OPAS, que chegaram ao Brasil na tarde da última quarta-feira (06/05), todos os exames necessários foram realizados para determinar que os pacientes não estavam contaminados pelo vírus da Influenza A (H1N1). Com a chegada dos kits enviados pela OMS, a confirmação ou descarte dos casos suspeitos pode demorar até 3 dias. Sugerimos que você acompanhe as informações que são divulgadas constantemente no site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br). Muito obrigada, assessoria de comunicação do Ministério da Saúde.

Em Gripe suína
1 opinião
avalie fechar
Em 06/05/2009 18h23
Paulo,
É verdade que ainda não foram confirmados casos suspeitos no Brasil e que estamos aguardando a nova amostra de material genético a ser enviada pela OMS/Opas. Os kits adquiridos para a identificação do vírus chegam ainda esta semana. Caso tivéssemos optado por enviar nossas amostras de pacientes monitorados para os EUA, demoraria ainda mais para obtermos o resultado. Saiba que é do nosso interesse manter a população informada.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde

Em Gripe suína
5 opiniões
avalie fechar
Em 06/05/2009 17h45
Junior, de fato esta é uma doença nova. Por isso, o diagnóstico também é. Como a OMS/OPAS nos comunicou que faria o envio dos kits necessários para fazer o teste, fizemos a solicitação deste material, que chega até o final desta semana. Porém, gostaria de salientar que, de forma alguma, as pessoas com suspeitas de ter o vírus Influenza A (H1N1) estão apenas isoladas à espera do resultado. Estas pessoas suspeitas estão recebendo o devido tratamento. Muito obrigada.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde

Em Gripe suína
3 opiniões
avalie fechar
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

FolhaShop

Digite produto
ou marca