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16/01/2005
-
09h43
AMARÍLIS LAGE
CARLOS IAVELBERG
da Folha de S.Paulo
Enquanto mulheres muçulmanas se despedem chorando na fila do check-in, um coral ensaia sua apresentação na capela. Dois pisos abaixo, no setor de achados e perdidos, um par de algemas de pelúcia espera por seu dono. Na torre, controladores de vôo passam as coordenadas para mais um pouso. E um grupo de cinco rinocerontes desembarca de um avião vindo da África do Sul.
Esse é só um fragmento de um dia no aeroporto internacional de Cumbica, que completa 20 anos nesta quinta-feira. Na semana passada, a Folha acompanhou os bastidores do maior aeroporto da América Latina.
Localizado na Grande São Paulo, o Aeroporto Internacional de São Paulo/ Guarulhos - Governador André Franco Montoro, ostenta números tão grandes quanto o próprio nome: cerca de 100 mil pessoas passam por dia pelo local. São 19 salas VIP's, 370 empresas, 5.700 linhas telefônicas e cerca de 13 milhões de passageiros por ano --um número ainda abaixo da capacidade do local, que comporta até 17 milhões.
E a previsão é de crescimento. De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), o terceiro terminal de Cumbica deve começar a ser construído até o início do próximo ano. O projeto está em fase de licitação e deve ser concluído até 2012.
Também estão previstas novidades para este ano, como a inauguração de duas salas de projeção e um espaço de descanso no qual será instalado um aquário de 12 m de extensão com peixes da bacia amazônica. A inauguração das salas de projeção está prevista até março, mas o acesso será restrito a passageiros. No local, serão exibidos documentários, curtas-metragens, programas jornalísticos e esportivos, entre outros.
Ampliação
Com a construção do terceiro terminal, que terá 165 mil m2, a capacidade de Cumbica passará para 29 milhões de passageiros por ano. A nova área terá 192 balcões de check-in --atualmente são 260. As pontes de embarque passaram de 24 para 46. O novo espaço terá, ainda, uma área comercial de quase 11 mil m2 e um estacionamento para 4.500 veículos.
Além do terminal, o projeto de ampliação de Cumbica prevê a construção de mais uma pista de pouso e decolagem- atualmente existem duas. De acordo com a Infraero, cerca de R$ 1,6 bilhão serão investidos no processo. A verba será proveniente do faturamento da empresa.
Para o superintendente da Infraero regional Sudeste, Michel Choueri, a ampliação do aeroporto é uma exigência da economia brasileira. "Antes, houve um período em que se fazia planos e projetos, mas se aguardava um oportunidade adequada. Agora, é o momento para se fazer esses investimentos", afirma.
Trem
Todas essas obras de ampliações esbarram em uma imposição da Infraero: a construção de uma linha ferroviária que ligará Cumbica ao centro da cidade São Paulo. Sem isso, a empresa diz que não faz sentido aumentar a capacidade do aeroporto, pois o acesso dos passageiros será complicado.
A idéia é que a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aproveite trechos já existentes de linhas ferroviárias e construa o restante. Atualmente, há duas propostas para a instalação do ponto final da linha: a estação Barra Funda (na zona oeste de São Paulo) e a estação Júlio Prestes (região central).
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) estuda a possibilidade de a iniciativa privada integrar a equipe responsável pela construção dessa linha ferroviária por meio de uma PPP (Parceria Público Privado).
Para viabilizar Expresso Aeroporto, como tem sido chamado o trem, e discutir as outras obras que serão executadas, um grupo de trabalho formado pela Infraero, Governo do Estado e prefeitura de Guarulhos vai concluir, no início de fevereiro, um estudo sobre a ampliação de Cumbica.
"O objetivo desse grupo é estabelecer as formas de cooperação e a participação de cada um dos entes na ampliação do aeroporto de Guarulhos", disse Choueri, que integra a comissão.
A primeira reunião do grupo está marcada para amanhã. Na pauta também consta o destino de cerca de 5 mil famílias que moram próximo ao local onde será construída a pista e, por isso, terão de ser removidas.
Segundo lugar
Se nesta semana Cumbica comemora 20 anos como o maior aeroporto da América Latina, ao completar 40 a situação pode não ser mais essa. Isso porque o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (95 km de São Paulo), também será ampliado.
A previsão do Plano Diretor do local é que seja instalada em Viracopos uma estrutura com capacidade para 55 milhões de passageiros e 470 mil operações de pouso e decolagem por ano.
"Isso não quer dizer que o movimento de Guarulhos vá se transferir para Viracopos. Queremos que ambos se somem. A idéia é que o crescimento do país exija não somente esses dois, mas, provavelmente, outros aeroportos grandes no país", afirma Choueri.
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SP firma acordo para a construção da 3ª pista de Cumbica
Aeroporto de Cumbica faz 20 anos em fase de crescimento
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CARLOS IAVELBERG
da Folha de S.Paulo
Enquanto mulheres muçulmanas se despedem chorando na fila do check-in, um coral ensaia sua apresentação na capela. Dois pisos abaixo, no setor de achados e perdidos, um par de algemas de pelúcia espera por seu dono. Na torre, controladores de vôo passam as coordenadas para mais um pouso. E um grupo de cinco rinocerontes desembarca de um avião vindo da África do Sul.
Esse é só um fragmento de um dia no aeroporto internacional de Cumbica, que completa 20 anos nesta quinta-feira. Na semana passada, a Folha acompanhou os bastidores do maior aeroporto da América Latina.
Localizado na Grande São Paulo, o Aeroporto Internacional de São Paulo/ Guarulhos - Governador André Franco Montoro, ostenta números tão grandes quanto o próprio nome: cerca de 100 mil pessoas passam por dia pelo local. São 19 salas VIP's, 370 empresas, 5.700 linhas telefônicas e cerca de 13 milhões de passageiros por ano --um número ainda abaixo da capacidade do local, que comporta até 17 milhões.
E a previsão é de crescimento. De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), o terceiro terminal de Cumbica deve começar a ser construído até o início do próximo ano. O projeto está em fase de licitação e deve ser concluído até 2012.
Também estão previstas novidades para este ano, como a inauguração de duas salas de projeção e um espaço de descanso no qual será instalado um aquário de 12 m de extensão com peixes da bacia amazônica. A inauguração das salas de projeção está prevista até março, mas o acesso será restrito a passageiros. No local, serão exibidos documentários, curtas-metragens, programas jornalísticos e esportivos, entre outros.
Ampliação
Com a construção do terceiro terminal, que terá 165 mil m2, a capacidade de Cumbica passará para 29 milhões de passageiros por ano. A nova área terá 192 balcões de check-in --atualmente são 260. As pontes de embarque passaram de 24 para 46. O novo espaço terá, ainda, uma área comercial de quase 11 mil m2 e um estacionamento para 4.500 veículos.
Além do terminal, o projeto de ampliação de Cumbica prevê a construção de mais uma pista de pouso e decolagem- atualmente existem duas. De acordo com a Infraero, cerca de R$ 1,6 bilhão serão investidos no processo. A verba será proveniente do faturamento da empresa.
Para o superintendente da Infraero regional Sudeste, Michel Choueri, a ampliação do aeroporto é uma exigência da economia brasileira. "Antes, houve um período em que se fazia planos e projetos, mas se aguardava um oportunidade adequada. Agora, é o momento para se fazer esses investimentos", afirma.
Trem
Todas essas obras de ampliações esbarram em uma imposição da Infraero: a construção de uma linha ferroviária que ligará Cumbica ao centro da cidade São Paulo. Sem isso, a empresa diz que não faz sentido aumentar a capacidade do aeroporto, pois o acesso dos passageiros será complicado.
A idéia é que a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aproveite trechos já existentes de linhas ferroviárias e construa o restante. Atualmente, há duas propostas para a instalação do ponto final da linha: a estação Barra Funda (na zona oeste de São Paulo) e a estação Júlio Prestes (região central).
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) estuda a possibilidade de a iniciativa privada integrar a equipe responsável pela construção dessa linha ferroviária por meio de uma PPP (Parceria Público Privado).
Para viabilizar Expresso Aeroporto, como tem sido chamado o trem, e discutir as outras obras que serão executadas, um grupo de trabalho formado pela Infraero, Governo do Estado e prefeitura de Guarulhos vai concluir, no início de fevereiro, um estudo sobre a ampliação de Cumbica.
"O objetivo desse grupo é estabelecer as formas de cooperação e a participação de cada um dos entes na ampliação do aeroporto de Guarulhos", disse Choueri, que integra a comissão.
A primeira reunião do grupo está marcada para amanhã. Na pauta também consta o destino de cerca de 5 mil famílias que moram próximo ao local onde será construída a pista e, por isso, terão de ser removidas.
Segundo lugar
Se nesta semana Cumbica comemora 20 anos como o maior aeroporto da América Latina, ao completar 40 a situação pode não ser mais essa. Isso porque o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (95 km de São Paulo), também será ampliado.
A previsão do Plano Diretor do local é que seja instalada em Viracopos uma estrutura com capacidade para 55 milhões de passageiros e 470 mil operações de pouso e decolagem por ano.
"Isso não quer dizer que o movimento de Guarulhos vá se transferir para Viracopos. Queremos que ambos se somem. A idéia é que o crescimento do país exija não somente esses dois, mas, provavelmente, outros aeroportos grandes no país", afirma Choueri.
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