Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2005 - 05h50

Grande Rio traz elenco de Senhora do Destino e fala sobre alimentação

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio de Janeiro

A Acadêmicos do Grande Rio confirma este ano a tradição de escola preferida dos artistas. A escola de Duque de Caxias vai trazer os principais atores da novela das oito para falar sobre a alimentação com o enredo "Alimentar corpo e alma faz bem".

A mistura entre ficção e realidade incluirá também gravações durante o desfile. As semelhanças não param aí: o bicheiro da novela, interpretado por José Wilker, é o presidente de uma escola de samba, a Unidos de Vila São Miguel. A escola de mentirinha trará para a avenida um enredo sobre a protagonista, Maria do Carmo, interpretada por Suzana Vieira, madrinha da bateria da Grande Rio na vida real.

Outros atores globais, como Letícia Spiller, Eduardo Moscóvis, Carolina Dieckman, Maria Maia, que é a rainha da escola de mentirinha, Ludmila Dayer e José Mayer também participam da apresentação.

A escola de Caxias tem o patrocínio da Nestlé. O carnavalesco Roberto Szanieck diz ter conseguido ampliar o tema proposto pelo patrocinador para falar sobre 'a alimentação do ser humano'. Nesta interpretação, a escola vai mostrar não só a fome de comida, como também de fé e de cultura.

Segundo Szanieck, o carnaval da Grande Rio será diferente em comparação com as outras escolas. "Fizemos uma pesquisa inversa, vimos tudo que já passou pela avenida e tentamos não fazer a mesma coisa. Usamos todos os tipos de materiais, desde conduítes de ar condicionado até pets [garrafas plásticas] espalhadas", disse.

O abre-alas vai representar Gaia, a mãe terra. Frutas, legumes, peixes, carnes e laticínios serão mostrados. Em seguida, a escola mostrará a industrialização do alimento e a diversidade culinária das regiões do país. Em seguida, a Grande Rio apresentará as festas e as comemorações que têm na comida um dos seus principais elementos, como Natal, Ano Novo, Dia das Mães, casamentos, Páscoa e festa junina.

A Grande Rio vai mostrar ainda os sentidos relacionados à alimentação, como visão, tato, olfato e paladar e sobre a energia que os alimentos produzem, com aminoácidos e ácidos graxos.



A parte mais subjetiva do enredo mostrará a fome de espiritualidade e de fé, as vertentes que criaram religiões como o cristianismo e os cultos africanos. O carnavalesco destaca, no entanto, que o objetivo não é polemizar. 'Não queremos falar da religião e sim do simbolismo dos alimentos que são usados em oferendas e doações em diversas crenças', disse.

Na seqüência, a escola vai mostrar a fome de cultura, com apresentação dos diversos tipos de arte. Segundo o carnavalesco, o último carro da escola é uma mensagem para "acabar com a discriminação e as barreiras que isolam os seres humanos para pôr fim à fome no mundo".

A Grande Rio é a penúltima escola a desfilar no Carnval do Rio de Janeiro. A Beija-Flor, uma das favoritas deste ano, vai fechar as apresentações.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval do Rio
  • Saiba mais sobre o Carnaval
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página