Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2005 - 23h15

Morre pecuarista que inspirou personagem "Sinhozinho Malta"

Publicidade

da Folha Online

O pecuarista e empresário Sebastião Ferreira Maia, 87, morreu na tarde deste sábado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Conhecido como "Tião Maia", ele já foi considerado o maior criador de gado do país e inspirou a composição do personagem "Sinhozinho Malta", vivido pelo ator Lima Duarte na novela "Roque Santeiro" (1985-1986), da TV Globo.

Ele estava internado em estado grave devido a uma pneumonia. Nos últimos anos, sua saúde estava precária por causa de um aneurisma cerebral que afetou sua memória.

Nascido em Passos (MG), o ex-boiadeiro começou a construir sua fortuna nos anos 60. Foi amigo e sócio dos ex-presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek. No final dos anos 70, ele desembarcou na Austrália para investir na pecuária e foi chamado de "barão do gado".

Mesmo sem falar inglês, o milionário também morou nos EUA, onde desenvolveu empreendimentos no setor imobiliário em Las Vegas. Foi casado quatro vezes, sendo pai de cinco filhos (dois homens e três mulheres).

Com pouca escolaridade (primário incompleto) e sotaque do interior, Maia assumia abertamente a chamada "cultura caipira". Mas sua riqueza permitia adotar também um estilo texano. Na Austrália, costumava vigiar suas cabeças de gado de helicópteros.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página