Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2005 - 12h41

Professor afirma que tremor sentido em São Paulo foi localizado

Publicidade

LÍVIA MARRA
Editora de Cotidiano da Folha Online

O tremor de terra que assustou moradores de bairros da zona norte de São Paulo na noite de domingo (23) foi um evento localizado, causado pela movimentação de rochas no subsolo, segundo o professor Jesus Berrocal, do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas), da USP. Não há registro de danos ou vítimas.

Moradores relataram que o tremor foi acompanhado de um barulho. No mesmo dia, abalos foram registrados nas regiões noroeste da Argentina e nordeste da Colômbia, mas Berrocal descartou que o tremor sentido em São Paulo tenha sido reflexo das ocorrências. "Foi um pequeno tremor local, que pode ter sido causado por uma pequena falha ou desabamento interno", disse.

Segundo ele, este deve ser o primeiro evento do tipo ocorrido e registrado com precisão em São Paulo. O professor afirma, porém, que não foi possível especificar o epicentro, registrado por volta das 22h20 apenas em Valinhos (85 km a noroeste de São Paulo), uma das estações do instituto.

Berrocal diz que, apesar do registro, não foi possível confirmar a intensidade do tremor, estimado por ele em menos de 3 graus na escala Richter.

O instituto ainda avalia a extensão do evento e deve instalar uma estação na zona norte, provavelmente na região do Horto Florestal, para acompanhar outras possíveis ocorrências. "As pessoas não devem se assustar, embora seja um evento estranho para a região", disse.

Susto

Os abalos foram registrados nos bairros do Tremembé, Mandaqui, Tucuruvi, Vila Albertina e Santana, além da região do Horto Florestal.

A Defesa Civil Municipal afirma ter recebido cerca de cem ligações, mas a maioria solicitava apenas informações sobre o tremor. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas e nenhum imóvel da região atingida sofreu abalos em sua estrutura.

Outros abalos

O reflexo de um terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o Peru assustou moradores de Manaus, Benjamin Constant (AM), Cruzeiro do Sul (AC), além de Porto Velho (RO), na noite de 25 de setembro.

Em junho, leves tremores de terra foram sentidos em São Paulo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal, como reflexos de um terremoto de 7,9 na escala Richter que causou mortes no Chile.

Em São Paulo, foram afetados bairros como Perdizes, Higienópolis, Pinheiros e Vila Madalena, Parada de Taipas e São Domingos.

Os tremores assustaram os moradores. Queda de livros das estantes ou o balançar das chaves nas portas foram alguns dos relatos feitos à Defesa Civil. Não há registros de vítimas ou prejuízos no Brasil.

Leia mais
  • Tremores assustam moradores da zona norte de São Paulo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos no Brasil
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página