Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2006 - 17h18

Infestação de carrapatos-estrela obriga Sorocaba a fechar parque

Publicidade

da Folha Online

O parque Chico Mendes, de Sorocaba (100 km de São Paulo), foi interditado na terça-feira (7) --pelo prazo inicial de 120 dias-- devido a uma infestação de carrapatos-estrela, principais transmissores da febre maculosa. Não há registro de casos da doença na cidade.

Em nota, a prefeitura informou que, uma vez constatada a presença dos carrapatos, é "prudente" isolar o parque. Durante o período de interdição, a prefeitura pretende estudar meios de acabar com a infestação.

Um dos principais problemas apontados pela administração municipal é o trânsito de capivaras que vivem em um condomínio vizinho ao parque. A intenção é obter autorização judicial para transferi-las para outra região, já que elas são hospedeiras dos carrapatos.

De acordo com a prefeitura, ainda em 2005, os moradores do condomínio não conseguiram obter autorização para transferir as capivaras.

Um estudo realizado pela Secretaria Estadual de Saúde constatou que não há carrapatos em outros parques e áreas verdes da cidade, incluindo pistas de caminhada.

Doença

A febre maculosa é causada pela bactéria Rickettisia rickettsii, transmitida ao homem pela picada do carrapato-estrela.

O carrapato geralmente vive em animais de grande porte, como capivaras e cavalos, mas também pode se alojar em cachorros. Após o contato com a pele humana, o carrapato demora de quatro a seis horas após a picada para passar a bactéria que causa a doença.

Os sintomas da febre maculosa são febre alta, dor de cabeça e manchas na pele. Eles levam, em média, de sete a dez dias para se manifestar. Depois do aparecimento dos sintomas, o paciente deve procurar tratamento médico em no máximo uma semana.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre febre maculosa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página