Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2006 - 18h04

Confira a íntegra do bate-papo com Alencar Izidoro

Publicidade

da Folha Online

Confira abaixo a íntegra do bate-papo com o jornalista Alencar Izidoro, repórter de Cotidiano, sobre as obras na marginal Pinheiros, em São Paulo. O texto abaixo reproduz a forma como os participantes digitaram.

Bem-vindo ao bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com o repórter Alencar Izidoro sobre as obras na Marginal Pinheiros, em São Paulo. Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.

(05:00:23) Alencar Izidoro: Olá caros e caras, estou aqui à disposição.
Folha Imagem
O repórter Alencar Izidoro, que participa de bate-papo
O repórter Alencar Izidoro, que participa de bate-papo


(05:06:18) Juca fala para Alencar Izidoro: Alencar, quão eleitoreira é esta obra de manuntenção nas MArginais?

(05:09:42) Alencar Izidoro: Caro Juca, especialmente sobre a obra na ponte Cidade Jardim, não vejo caráter eleitoreiro porque é algo que tende a trazer transtornos ao trânsito sem ser politicamente visível. Já sobre outras obras nas marginais, como as de recapeamento, realmente há visibilidade eleitoral.

(05:09:45) klinger fala para Alencar Izidoro: Alencar, como está o projeto de cobrança de pedágio nas Marginais?

(05:14:23) Alencar Izidoro: Caro Klinger, esse projeto consiste em construir novas pistas na marginal e que seriam pedagiadas. As atuais permaneceriam sem cobrança, num modelo semelhante ao das marginais da rodovia Castelo Branco. Esse projeto está em estudo na prefeitura e no Estado desde meados de 2005. Serra já indicou que tem realmente interesse nessa idéia, que eles programavam avançar no ano que vem, com licitação e tudo mais. Até levou neste ano a proposta ao BID, nos EUA, para discutir financiamento. Mas, com a saída dele da prefeitura e a entrada do Kassab, não sei se haverá mudança nos planos.

(05:14:28) Tampinha fala para Alencar Izidoro: Alencar, essa obra vai valorizar os imóveis da região???

(05:18:36) Alencar Izidoro: Caro Tampinha, qual obra? A da Cidade Jardim? Se for essa, não acredito que tenha algum impacto nos imóveis. Essa é uma obra basicamente de manutenção e ajuste da ponte, porque ela é muito baixa, só 4,3 metros, e está com a estrutura danificada por causa da batida de caminhões. A pista da marginal será rebaixada e a distância até a ponte vai subir para 5,10 metros, algo que ainda é pouco, já que a lei permite caminhões de até 5,5 metros nas estradas (e a marginal, embora em trecho urbano, não deixa de fazer papel de ligação entre rodovias).

(05:18:56) Tuca fala para Alencar Izidoro: Alencar, como uma cidade como SP ainda não pensou em adotar os chamados TRAMs, que funcionam como uma espécie de metrô de superfície?

(05:23:12) Alencar Izidoro: Caro Tuca, diversas alternativas de transporte já foram cogitadas por técnicos, mas as opções diferentes de metrô e ônibus realmente enfrentam algumas resistências dos governantes, até pela imprevisibilidade. O Fura-Fila foi uma opção que se vendeu como "mágica" e todos acompanhamos a novela de uma obra que se arrasta desde os anos 90. A rede de trens da CPTM, por exemplo, tem bastante potencial para funcionar como um tipo de metrô de superfície. E muita gente defende os BRTs, que seriam corredores de ônibus com cara de Metrô. Ou seja, um transporte sobre pneus, mas com a cara de metrô.

(05:23:14) Radiofernandópolis fala para Alencar Izidoro: com este período político onde agora nenhum candidato "quer saber de mais nada além de sua eleição", na sua opinião qual será o procedimento a ser tomado pelo governo b]neste ano?

(05:25:37) Alencar Izidoro: Caro Radiofernandópolis, procedimento sobre que tema? Se for em relação às obras no setor de transporte e trânsito, os governos (federal, estadual e municipal) tendem realmente explorá-las politicamente, acelerar algumas, alardear inaugurações, como ocorre nessas épocas.

(05:25:54) blá blá blá fala para Alencar Izidoro: Rebaixar a pista da marginal não vai criar um novo ponto de alagamento??

(05:28:40) Alencar Izidoro: Caro blá blá blá, essa é realmente uma preocupação que alguns técnicos levantaram e que vale acompanhar de perto. Mas a prefeitura diz que não, que houve essa preocupação e que não vão rebaixar mais (para que a distância da pista até a ponte ficasse em 5,5 m, por exemplo) justamente para evitar esses problemas.

(05:28:51) Kercia pergunta para Alencar Izidoro: Você acha que SP precisa de uma reurbanização? Vc crê que implodir determinados viadutos e pontes, além de investir seriamento no metrô resolveria o problema???

(05:34:26) Alencar Izidoro: Cara Kercia, investir em metrô realmente é algo que resolveria muita coisa, mas, além de ser caro, não se pode imaginar que é algo que resolveria todos os problemas de SP. Muitos especialistas, por exemplo, temem que esse processo só faça manter as pessoas morando longe do trabalho (ou seja, que a solução urbanística seria que a população vivesse perto de onde trabalha, e não que tivesse só um bom transporte para rodar 30 km e levar 1 hora todo dia até seu serviço). Sobre a implosão de pontes e viadutos, é algo que merece ser discutido em alguns casos (até mesmo sobre essas pontes antigas, como a da Cidade Jardim e do Limão), mas não é tão simples e tende a custar caro.

(05:34:28) Tuca fala para Alencar Izidoro: Qual sua opinião sobre pedagiar o acesso ao centro urbano, a exemplo do que ocorre em Londres?

(05:36:35) Alencar Izidoro: Caro Tuca, eu sou a favor desse conceito (de restringir e cobrar mais pelo uso do carro, cujos danos à sociedade são enormes). Mas não significa que dê para fazer isso de uma hora para a outra, é preciso que seja acompanhado de novas melhorias na rede de transporte coletivo.

(05:36:43) Tuca fala para Alencar Izidoro: Qual sua opinião sobre as discussões sobre uma possível demolição do Minhocão?

(05:40:30) Alencar Izidoro: Caro Tuca, discutir é sempre positivo, mas, nesse caso, acho que não deve sair do papel, embora haja projetos avançados. Seria um processo caro e ainda seria preciso criar alternativas para receber esse tráfego. E, embora Minhocão seja criticado por todo mundo, acho difícil um político assumir os riscos de fazer essa demolição, em meio a uma série de transtornos.

(05:40:33) klinger fala para Alencar Izidoro: O secretário de Transportes, Frederico Bussinger, está mesmo de saída? Quem está cotado para assumir a pasta?

(05:43:46) Alencar Izidoro: Caro klinger, surgiram boatos, mas não há nada de concreto. Muitos vereadores, até do próprio PSDB, fazem pressão, junto com as viações de ônibus, para a saída do Bussinger, mas Serra, até agora, não deu nenhuma indicação de que cederia. Com a entrada do Kassab as pressões devem aumentar, mas não é possível ainda fazer uma avaliação.

(05:43:52) Maluffff fala para Alencar Izidoro: Qual a melhor saída para o trânsito da SP? Investimento em corredores de ônibus ou no metrô?

(05:46:22) Alencar Izidoro: Cara Maluffff, é preciso as duas coisas juntas. Os corredores de ônibus são mais baratos e podem ser feitos com mais rapidez. O metrô é a melhor solução quando a demanda de passageiros é alta, mas a obra demora mais e é mais caro. O importante é fazer as dusas coisas, uma a curto e outra a médio/longo prazo.

(05:46:31) Rodolfo fala para Alencar Izidoro: Moro perto da marginal tietê e me aocstumei durante anos a ver as enchentes nas pistas da mesma. Quanto a este assunto não sei como é a marginal pinheiros, por isso mesmo gostaria de saber se este rebaixamento não poderia ter como consequência eventuais alagamentos das pistas.

(05:48:11) Alencar Izidoro: Caro Rodolfo, como disse ao blá blá blá, essa é realmente uma preocupação e que vale acompanhar de perto. Mas a prefeitura diz que não haverá esse problema e até que não vão rebaixar mais (para que a distância da pista até a ponte ficasse em 5,5 m, por exemplo) justamente para evitar esses problemas.

(05:48:35) Rui fala para Alencar Izidoro: Não pude deixar de participar nem que seja por um pouco do debate. a minha pergunta é: essa obra da Cidade Jardim é realmente necessária? Não haveria alguma alternativa para melhorar o transito local que sofre imensamente por ser um corredor para as praias, principalmente no fim de semana? Como fazer para descentralizar um pouco o tráfego no local?

(05:51:52) Alencar Izidoro: Caro Rui, essa obra é realmente necessária, aliás está atrasada, deveria ter sido feita antes (os contratos foram firmados em 2004). Sem ela, a ponte corre riscos. Mas, ao mesmo tempo, a obra é um paliativo, não vai ficar a situação ideal. A melhor solução passa pela construção do trecho sul do Rodoanel, que vai retirar boa parte dos caminhões da marginal Pinheiros.

(05:51:56) ricardo fala para Alencar Izidoro: Ola , sai de Sampa desde dezembro, em muito por causa do transito, estou voltando neste dominngo e infelizmente vou ter que pegar a marginal inteira, quando será que se realmente eles vao terminar o rodoanel?

(05:54:38) Alencar Izidoro: Caro ricardo, as obras do trecho sul do Rodoanel, prometidas desde os anos 90, nem sequer começaram. Se não houver nenhum imprevisto e tudo der certo, a licitação será concluída em abril e as obras começam em 2006, com prazo de 4 anos para acabar. Ou seja, os mais otimistas podem contar com essa alça do Rodoanel em 2010. Eu não estou nesse grupo dos mais otimistas, acho que vai atrasar mais.

(05:55:09) Luidi fala para Alencar Izidoro: Alencar , e minha pergunta é sobre nossa profissão. Você acha que é importante para um veículo e para os leitores se ter répórteres que se especializem em um tema? Como é o seu caso que desde 2000 cobre trânsito e transporte.As vezes é uma briga que fazemos nos veículos do interior.

(05:59:38) Alencar Izidoro: Caro Luidi, acho importante os repórteres terem uma boa formação geral e, além disso, terem um conhecimento específico de alguns temas. Facilita muito a atuação e os resultados tendem a ser mais confiáveis (afinal, se alguém vai escrever sobre algo que já acompanha há bastante tempo, tende a saber mais detalhes para fazer algo completo). Mas é importante estar preparado para cobrir outros temas. Eu também escrevo pautas sobre habitação, administração, política, política, tudo que precisar.

(06:00:37) Alencar Izidoro: Caros e caras, grato pela participação de todos. Satisfações

(06:00:54) Moderador UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Alencar Izidoro e a participação de todos os internautas. Até o próximo!

Leia mais
  • Confira a íntegra do bate-papo com Alencar Izidoro
  • Repórter participa de bate-papo sobre trânsito na marginal Pinheiros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página