Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2006 - 18h52

PF cede para Globo imagens exclusivas da Record

Publicidade

LÍVIA MARRA
Editora de Cotidiano da Folha Online
MÁRCIO DINIZ
da Folha Online

Parte do conteúdo de uma fita gravada com exclusividade pela equipe de jornalismo da TV Record, com denúncias sobre comércio ilegal de moedas estrangeiras no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi parar na TV Globo. O material estava em poder da Polícia Federal de São Paulo.

Reprodução
Imagem exibida na chamada do "SPTV 2ª edição"
Imagem exibida na chamada do "SPTV 2ª edição"
A cena foi exibida durante uma chamada do "SPTV 2ª edição" de quinta-feira (11). Durante o telejornal, a Globo utilizou imagens gravadas por sua equipe de reportagem.

As imagens feitas pela TV Record mostram carregadores de malas negociando dólares, euros e reais com produtores da emissora nas dependências do maior aeroporto do país. Elas foram gravadas entre sexta-feira da semana passada e quarta desta semana, após uma denúncia.

Com esse material, a emissora conversou com o procurador da República Matheus Baraldi Magnani, de Guarulhos, que solicitou uma cópia da fita e entregou à Polícia Federal em um envelope lacrado.

A partir das informações, agentes federais realizaram uma operação na manhã de ontem e prenderam, em flagrante, sete carregadores. Os produtores da Record acompanharam toda a ação.

Reprodução
Trecho da reportagem exibida pela TV Record
Trecho da reportagem exibida pela TV Record
De acordo com o Luiz Malavolta, coordenador-geral de produção da Rede Record, somente a emissora tinha as imagens. "Nossa equipe levou uma semana para registrar que carregadores de malas negociavam moedas estrangeiras nas dependências do aeroporto de Cumbica", explica ele.

"Após a constatação dessa denúncia procuramos o Ministério Público, que solicitou uma cópia da fita e entregou à delegada Regiane Martinelli [Polícia Federal] como prova do crime", explica Malavolta.

Transmissão

A reportagem foi exibida pela Record na quinta-feira nos telejornais "SP-Record" e "Jornal da Record". Pouco antes do primeiro ir ao ar, por volta das 17h45, a TV Globo exibiu parte desse material que estava em poder da PF em uma chamada do "SPTV - 2ª edição".

Ao final do "Jornal da Record", o apresentador Celso Freitas leu uma nota de repúdio pela violação do material entregue à Polícia Federal.

Procurada pela Folha Online, a assessoria da TV Globo informou que recebeu a fita da Polícia Federal, que dissera que o material era do Ministério Público. Ao saber que as imagens eram da TV Record, a Globo decidiu não usar mais o material.

Quanto à utilização de 9 segundos da fita durante uma chamada do "SPTV 2ª edição", a assessoria disse que ela foi veiculada antes de a emissora tomar conhecimento da propriedade das imagens.

Procurada pela Folha Online, a assessoria de imprensa da Polícia Federal não se pronunciou. A reportagem também tentou localizar, por telefone, responsáveis pela delegacia da PF no aeroporto.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Record
  • Leia o que já foi publicado sobre jornalismo na Globo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página