Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2006 - 10h00

Escultura de Brecheret descoberta em cemitério vai para a Pinacoteca

Publicidade

ANGELA PINHO
BÁRBARA CASTRO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Uma escultura de Victor Brecheret (1894-1955) que está no cemitério do Araçá (zona oeste da capital paulista) irá para a Pinacoteca do Estado de São Paulo. A obra, chamada "Musa Impassível", faz parte do túmulo da poeta parnasiana Francisca Júlia (1871-1920).

A escultura foi descoberta há 15 anos pela filha do artista, Sandra Brecheret Pellegrini. "Eu estava em um enterro no Araçá. Bati o olho nela e vi na hora que era um Brecheret", conta.

A estátua estava em mau estado de conservação. "Havia rachaduras. Além disso, em uma região poluída como a do cemitério, o mármore de carrara se deteriora." Com o acordo entre o governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo, a obra do autor do "Monumento às Bandeiras", no Ibirapuera, será restaurada por uma equipe da Pinacoteca.

Segundo a assessoria de imprensa da instituição, a transferência da obra, que tem 2,8 metros de altura e pesa cerca de três toneladas, está prevista para outubro.

"O governador e o prefeito já assinaram o acordo de cooperação. Agora só depende da agenda deles", diz Márcia Camargos, coordenadora do Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca.

Ela diz que o procedimento foi autorizado pela família de Brecheret e será feito por uma fundição especializada em arte.

"Agora todo o público poderá ter acesso a essa obra, que é de um valor inestimável", comemora.

No lugar da estátua, no cemitério, ficará uma réplica em bronze.

Encomenda

A escultura foi encomendada pelo deputado e mecenas paulistano José de Freitas Valle (1870-1958) --coincidentemente, um dos fundadores da Pinacoteca-- dias após o sepultamento da poeta e levou três anos para ficar pronta. Francisca Júlia se matou em 1º de novembro de 1920, um dia depois da morte do marido.

Brecheret fez a obra na França. Em troca, recebeu uma bolsa de estudos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Victor Brecheret

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página