Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2006 - 14h44

Transporte terá esquema especial no domingo; comércio poderá funcionar

Publicidade

da Folha Online

Parte dos sistemas de transportes do Rio e São Paulo funcionará em esquema especial no próximo domingo (1), dia das eleições.

Os trens da SuperVia farão 28 viagens extras no Rio. Nos ramais Santa Cruz e Japeri haverá intervalos de 30 minutos. No ramal Saracuruna os intervalos serão de 45 minutos e, em Belford Roxo, de uma hora. Os trens dos ramais Santa Cruz e Japeri vão atender também os passageiros do ramal Deodoro no domingo.

Como a demanda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) cai cerca de 90% aos domingos, o intervalo entre os trens obedecerá os horários habituais, entre nove e 13 minutos, apesar da eleição. As estações da CPTM funcionam diariamente, das 4h à 0h.

As linhas 1 e 2 do metrô do Rio vão funcionar normalmente no próximo domingo. Todas as estações estarão abertas das 7h às 23h. Os trens circularão em intervalos regulares de dez minutos. A Metrô Rio informou que, caso haja necessidade, poderá diminuir os intervalos e aumentar o número de trens em circulação.

O mesmo ocorre em São Paulo, onde 50% da frota (cerca de 20 trens) vai operar no domingo, como ocorre habitualmente. Segundo informou o Metrô, outros trens sairão dos pátios caso haja aumento da demanda.

A SPTrans informou que 70% da frota de ônibus de São Paulo funcionará no domingo. Isto significa 10.500 veículos nas ruas, 20% a mais que num domingo normal. Não haverá alteração de itinerários, segundo a SPTrans. No Rio, os ônibus circularão normalmente, como em todos os outros domingos.

Comércio

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) liberou, por meio de resolução, o funcionamento do comércio no dia das eleições. Os estabelecimentos comerciais deverão oferecer condições para seus funcionários poderem votar. O trabalho será condicionado a acordos coletivos entre a categoria dos comerciários e os representantes patronais, já que o dia da eleição é considerado feriado.

A Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) informou, por meio de assessoria, que defende a resolução.

São Paulo

Os hospitais e prontos-socorros de São Paulo permanecerão abertos, em regime de plantão, neste domingo. Já as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarão fechadas, segundo dados da Prefeitura de São Paulo.

Segundo informou a Secretaria das Subprefeituras, as feiras, sacolões e mercados funcionam normalmente, em horários comuns aos domingos que podem se estender até 14h dependendo da localização.

Os parques municipais estarão abertos. A Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) informou que os shoppings funcionarão normalmente nos horários comuns aos domingos, desde que seus funcionários sejam liberados para votar.

Especial
  • Escolha um destino para viajar na Folha Online
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página