Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2007 - 10h10

Governadores do Sudeste planejam ação conjunta contra crime organizado

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Em razão dos recentes ataques ocorridos no Rio de Janeiro, os governadores dos quatro Estados da região Sudeste decidiram organizar uma ação conjunta de combate ao crime organizado.

Segundo o governador paulista, José Serra (PSDB), os colegas do Rio, Sérgio Cabral (PMDB); de Minas, Aécio Neves (PSDB); e do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), concordaram em montar gabinetes de segurança, que se reunirão mensalmente para avaliar as políticas de combate à criminalidade.

A abrangência do grupo se justifica, disse o tucano, porque é conhecida a circulação de criminosos, de cargas roubadas e de drogas entres os Estados.

No ano passado, São Paulo sofreu violentos ataques organizados por facções criminosas. Na semana passada, foi a vez do Rio, que enfrentou ataques similares, que resultaram em 19 mortos.

Sem uma estrutura eficiente para enfrentar o problema sozinho, o Rio recorreu ao governo federal, que irá enviar a Força Nacional de Segurança.

"Se, em São Paulo, vier a ser necessária [a Força Nacional], a gente pede sem dificuldade alguma", disse Serra. Quando os ataques ocorreram em São Paulo, o então governador Cláudio Lembo (PFL) recusou a ajuda federal.

Pedágio

Ontem, em entrevista à TV Globo, Serra confirmou sua disposição em criar uma pista pedagiada nas marginais.

"Não haverá pedágio nas pistas já existentes, mas apenas na pista nova", afirmou o novo governador. Segundo o tucano, a concessionária que ganhar o serviço público também será responsável pela manutenção das faixas antigas, que não terão pedágios.

Leia mais
  • Secretários discutem violência no Rio; Estado quer a Força de Segurança
  • Criminosos voltam a atacar ônibus no Rio; Cabral quer ajuda de Forças Armadas
  • PM retoma negociação com homem que mantém ex-mulher refém em SP
  • Companhias aéreas não terão multa por cancelar vôos
  • Incêndio mata duas crianças na zona sul de São Paulo

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a onda de violência no Rio
  • Leia o que já foi publicado sobre o crime organizado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página