Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2007 - 20h49

Com gripe desde sábado, bebê anencéfalo faz 60 dias

Publicidade

da Folha Ribeirão

A bebê anencéfala (sem cérebro) Marcela de Jesus Galante Ferreira ainda deverá estar tossindo e espirrando na sexta-feira (19), quando completa 60 dias de vida. Ela se recupera de resfriado que contraiu no sábado e vai tomar antibiótico ao menos até segunda-feira.

"Para quem já contrariou toda a literatura médica, isso não é pouco", disse a pediatra Marcia Beani, que cuida da bebê desde o nascimento, em 20 de novembro. A bebê usa capacete de oxigênio e ingere leite por sonda.

A última intercorrência grave foi uma parada cardíaca, no dia 22 de dezembro. Antes, também passou por paradas respiratórias, convulsões e febres e perdeu 300 gramas quando ficou se alimentando apenas por soro na veia, em novembro --hoje, já recuperou o peso perdido e ganhou 110 gramas.

Segundo Jorge Andalaft Neto, presidente da Comissão para Interrupção da Gravidez Autorizada por Lei da Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), Marcela é o único bebê anencéfalo vivo no Brasil. Segundo ele, a literatura médica tem relatos de uma criança com o problema que sobreviveu por dois anos nos EUA.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre anencefalia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página