Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2007 - 19h17

Metrô retomará obra em Pinheiros; causa do acidente será revelada em outubro

Publicidade

da Folha Online

As investigações sobre as causas do desabamento da estação Pinheiros do Metrô, que causou a morte de sete pessoas em janeiro, devem ser concluídas somente no final deste ano, conforme cronograma estabelecido em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado nesta segunda-feira. Com o início das investigações, as obras para a construção da estação devem ser retomadas até a próxima semana.

As causas do acidente serão investigadas em paralelo à retomada da obra. Serão realizadas escavações, que podem chegar a 23 metros de profundidade, para que técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) desçam para realizar as investigações.

Essa escavação deve ser concluída até o dia 15 de outubro deste ano, previsto no TAC. Para cada dia de prazo descumprido, o consórcio pagará uma multa de R$ 70 mil.

O TAC foi assinado nesta segunda-feira pelo Ministério Público, Consórcio Via Amarela --responsável pela obra--, Metrô, IPT e IC (Instituto de Criminalística). O laudo final das causas do acidente será elaborado pelo IC e que deve ficar pronto entre 30 e 40 dias após a entrega do material pelo IPT.

De acordo com o diretor do instituto, Marcos Tadeu Pereira, os documentos referentes à retomada das obras e a escavação para a investigação serão analisados a partir de terça-feira (3). "Vamos passar o feriado analisando os documentos. Vamos nos empenhar ao máximo para não atrasar a obra", afirmou Pereira.

Escavações

De acordo com o gerente de administração contratual da Via Amarela, Wagner Marangoni, a escavação ocorrerá em etapas --degraus de ao menos dois metros de altura. Eles serão estabilizados com paredes e tirantes.

"Cada nível de escavação deve demorar entre 21 e 25 dias, porque fazemos a proteção e a escavação juntos. Quando terminarmos todos os níveis, chegaremos ao local do acidente", afirmou Marangoni.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre desabamentos
  • Leia a cobertura completa sobre o desabamento na obra do metrô
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página