Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2000 - 23h16

Morre em SP a ex-vereadora Irede Cardoso

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A jornalista e ex-vereadora Irede Cardoso, 62, morreu hoje pela manhã em São Paulo em decorrência de problemas cardíacos. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal e enterrado na cidade de Jundiaí. Ela tinha dois filhos.

Irede trabalhou na Folha como repórter e editora de Educação. Integrou a equipe de articulistas do jornal e assinava a coluna "Feminismo". Também foi editora do programa "TV Mulher", da Rede Globo.

Irede foi vereadora por dez anos, eleita em 1982 e reeleita em 1986 pelo PT. Deixou o partido em abril de 1990, passando para o PV e filiando-se ao PMDB em janeiro de 1992.

Em 1995, aderiu ao PPB a convite do então prefeito Paulo Maluf, embora tenha liderado o movimento "Maluf Nunca Mais" cinco anos antes.

"Irede sempre foi uma militante feminista, tanto no jornalismo quanto na Câmara", diz David de Moraes, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Sua passagem pela imprensa e pela Câmara Municipal sempre foi marcada pela militância e pela polêmica.

No início dos anos 80, entre outros grupos, Irede integrou o Pró-Mulher e a Frente das Mulheres Feministas.

Entre seus vários livros, a jornalista lançou em 1981 "Os Momentos Dramáticos da Mulher Brasileira" (Global), uma espécie de história da mulher no Brasil.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página