Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2001 - 15h47

Petrobras afirma que P-36 já afunda com menor velocidade

Publicidade

da Folha Online

A plataforma Petrobras P-36, a maior unidade de produção do mundo, já está afundando em menor velocidade do que vinha acontecendo ao longo de todo o dia de ontem. A informação foi dada pelo gerente da Área de Exploração e Produção Sul-Sudeste da Petrobras, Carlos Tadeu Fraga.

O técnico garante que, nas últimas 12 horas a plataforma afundou apenas meio metro, um avanço se for levado em consideração o fato de da meia noite às 6h de ontem, a plataforma havia chegado a afundar um metro e meio.

O avanço, no entanto, não significa que o conjunto venha a ser salvo, como admite Tadeu Fraga: "Quando comparada com a medição anterior, a conclusão é de que a P-36 afunda agora em menor velocidade. Mesmo assim, as possibilidades de que a plataforma venha a afundar totalmente ainda são grandes. De qualquer forma, temos a obrigação de continuar com as tentativas para salvá-la.

Até mesmo para insistir nas buscas a estas pessoas que estão desaparecidas. É uma obrigação moral nossa".

O gerente de produção da Área de Exploração e Produção Sul-Sudeste acredita que, caso de consiga estancar a entrada de água, seja possível paralisar o processo de afundamento da P-36.

Disse, também, que os trabalhos de conexões de mangueiras para o bombeamento de nitrogênio e ar comprimido, já iniciado pelos técnicos da companhia, é importante na medida em que ao expulsar a água as condições de lastro da unidade melhorarão muito.

"Todo o planejamento nosso está sendo feito desta forma. O primeiro objetivo é impedir que ela continue afundando. Para isso, precisamos impedir a entrada de mais água. O segundo objetivo é, a partir daí, expulsar a água que entrou - daí o bombeamento. Isto permitirá, então, que comecemos a fazer com que a parte afundada retorne para a superfície, que é nosso objetivo, o nosso alvo principal".

As informações são da Agência Brasil.

Leia mais notícias sobre o acidente na P-36
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página