Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2001 - 22h31

Ministério da Defesa divulga contingente deslocado para Salvador

Publicidade

WILLIAM FRANÇA
da Folha de S.Paulo, em Brasília

No início da noite, o Ministério da Defesa divulgou parte do contingente que "manterá a lei e a ordem" em Salvador. A novidade é que, além do Exército para patrulhar as ruas, o ministro da Defesa, Geraldo Quintão, determinou que a Aeronáutica faça a segurança do aeroporto internacional Luís Eduardo Magalhães.

O Exército estará deslocando, ainda na manhã desta sexta-feira, cerca de 1.500 homens que integram as tropas de elite da Força _considerados os mais profissionais e mais bem treinados_ e pertencem aos comandos militares do Sudeste (São Paulo) e Leste (Rio). Além deles, serão enviados outros militares _número ainda não divulgado_ por terra, que pertencem ao Comando Militar do Nordeste, cuja sede é em Recife.

Os soldados da tropa de elite pertencem à brigada de pára-quedistas e da brigada de forças especiais do Exército, ambas do Rio. De São Paulo serão enviados homens da tropa de brigada de infantaria de Caçapava e do batalhão de helicópteros de Taubaté.

Segundo o Ministério da Defesa, o trabalho inicial vai ser restrito a Salvador e todos os soldados farão o trabalho de segurança pública, não sendo usados para controlar ou interferir no movimento grevista dos policiais militares, como ocorreu em Tocantins.

Todos eles usarão o apoio logístico dos batalhões localizados em Salvador. O Ministério da Defesa disse que não há ainda estimativa de custos do deslocamento da tropa, pois não se sabe nem ao certo quantos homens serão enviados à Bahia.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página