Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2009 - 17h18

Número de municípios em situação de emergência devido à seca sobe para 246 no RS

Publicidade

RODRIGO RUSSO
Colaboração para a Folha Online

Balanço divulgado nesta terça-feira pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul mostra que passou de 219 para 246 o número de municípios em situação de emergência devido à estiagem. Apesar disso, a Defesa Civil afirma que as chuvas que atingem a região desde segunda-feira (11) da semana passada começaram a amenizar o problema.

Dez municípios já receberam ajuda do governo estadual, que mandou filtros de água, mosquiteiros e cestas básicas. A Defesa Civil estima que 1,2 milhão de pessoas estão sofrendo com a seca.

Os prejuízos para a agricultura não podem ser definidos ainda, pois há cidades em que a Defesa Civil não concluiu o processo de vistoria necessário para a decretação da situação de emergência --que inclui uma avaliação dos prejuízos sofridos pelo município.

Em Santa Catarina, Estado que também sofre com a estiagem, 128 municípios em situação de emergência. Com os decretos, a prefeitura pode solicitar recursos do Estado e da União para restabelecer a situação de normalidade e fica dispensada de fazer licitação para obras ou serviços que tenham como finalidade resolver problemas causados pela situação emergencial.

Segundo a Defesa Civil, mesmo com as chuvas que atingiram o Estado a partir da última quarta-feira, a situação não melhorou. De acordo com Márcio Luiz Alves, diretor da Defesa Civil do Estado, entre 800 mil e 1 milhão de catarinenses estão nas áreas afetadas pela seca.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página