Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2009 - 23h02

Número de desabrigados cai, mas aumentam cidades afetadas pela chuva no Sul

Publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI
da Agência Folha

O número de municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina em situação de emergência passou para 90 nesta terça-feira. Só em Santa Catarina, são 74 cidades sob o decreto por causa dos temporais da semana passada.

A previsão é que volte a chover nesta quarta-feira (16) no Estado, com possibilidade de temporal e granizo no extremo oeste catarinense.

Hoje, o número de desabrigados e desalojados em Santa Catarina diminuiu pela primeira vez desde terça-feira passada, já que, com a queda do nível dos rios, as vítimas das enchentes na região sul do Estado começaram a voltar para casa.

Na região oeste, no entanto, por onde passaram três tornados, a maior parte dos que deixaram suas casas continua desalojada. No total, 11.943 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas no Estado.
Hoje, o Ministério do Desenvolvimento Agrário liberou R$ 75 milhões em crédito para que os agricultores que foram afetados em Santa Catarina retomem suas atividades. Os produtores poderão obter empréstimos de até R$ 100 mil, com juros de 2% ao ano e prazo de dez anos para pagar.

No Rio Grande do Sul, mais três municípios decretaram situação de emergência nesta terça, totalizando 16 cidades. O número de desabrigados e desalojados continua aumentando: passou de 4.470 para 5.014 pessoas, segundo a Defesa Civil.

A previsão é que volte a chover durante toda a semana no Rio Grande do Sul, com possibilidade de temporal e granizo amanhã no oeste do Estado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página