Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2002 - 17h35

México tem 60 dias para retirar Gloria Trevi do Brasil

da Folha Online

Começou a contar a partir de ontem o prazo para o governo mexicano retirar a cantora Gloria Trevi do Brasil. O diretor do Departamento de Estrangeiro, Luiz Paulo Barreto, já notificou a Embaixada do México sobre a extradição da cantora Gloria Trevi, após receber da Polícia Civil do Rio de Janeiro a informação de que o processo investigativo sobre o desaparecimento da filha da cantora não impediria a sua extradição.

O ministério da Justiça aguarda nota diplomática da embaixada mexicana, no Brasil, sobre detalhes da escolta que acompanhará a cantora até a sua saída do país. O governo mexicano deverá informar à Polícia Federal, nos próximos dias, os nomes dos agentes mexicanos e respectivas qualificações, o armamento utilizado durante a escolta, data e local para efetivação da extradição, quando a cantora será entregue à polícia do México acompanhada do filho Angel Gabriel.

segundo o Ministério da Justiça, o empresário da cantora, Sérgio Gustavo Andrade Sanchez, e a ajudante de palco, Maria Raquenel Portillo Jimenez, presos com Gloria no Rio de Janeiro, não serão extraditados junto com a cantora porque não abriram mão dos recursos a que têm direito na Justiça brasileira.

No dia 13 de novembro, foi publicada no Diário Oficial da União a decisão do ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ramos Ribeiro, que confirmava a última decisão do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), que negava o pedido de recurso de reconhecimento da cantora como refugiada.

Gloria foi presa em 13 de janeiro de 2000, no Rio de Janeiro. Em seguida, foi transferida para a Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, onde engravidou. Atualmente, ela está detida numa delegacia da cidade-satélite do Cruzeiro.


Leia mais:
  • Veja a cronologia judicial sobre o caso Gloria Trevi

  • Saiba quem é a cantora mexicana Gloria Trevi

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página