Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2003 - 19h31

Prefeitura usa aerobarco para espalhar larvicida no rio Pinheiros

da Folha Online

A Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de São Paulo começou hoje a espalhar larvicida biológico nas margens do rio Pinheiros para combater pernilongos. A aplicação do larvicida é feita por meio de aerobarcos doados por empresários.

O aerobarco desloca-se com uso de hélice propulsora aérea, sobre qualquer tipo de terreno: pântano, água, charco ou águas com pouca profundidade. Como não dispõe de hélice subaquática, não há risco de ser danificado ou ficar emaranhado ou preso.

Hoje, a aplicação foi feita no canal superior ro rio, entre a usina de Traição e o canal de Guarapiranga. Amanhã, será a vez do canal inferior, entre a usina de Traição e o Cebolão, cobrindo toda a extensão do rio.

De acordo com a prefeitura, será feito semanalmente o monitoramento do rio para avaliação de resultados. A operação deve ser repetida a cada 30 dias.

Ainda segundo a prefeitura, para controle do mosquito adulto, o Centro de Controle de Zoonozes aplica diariamente inseticida nas margens pela manhã e no final de tarde e a EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) corta a a vegetação marginal. Isto é necessário, porque as águas do Pinheiros são paradas e altamente poluídas, condições ideais para proliferação do mosquito.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página