Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2003 - 21h02

Após estiagem, chuva forte causa transtornos em São Paulo

Publicidade

da Folha Online

A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo hoje, depois de um período de estiagem, provocou vários pontos de alagamento, caos no trânsito, queda de árvores, interrupção no abastecimento de energia em vários bairros da cidade e no Grande ABC.

A chuva começou por volta das 16h. Nuvens carregadas escureceram a região central da capital e fizeram com que as luzes de vias públicas fossem acesas mais cedo.

O trânsito parou em vários pontos, principalmente nas marginais Pinheiros e Tietê. O excesso de veículos e a chuva causaram o segundo maior congestionamento do ano. O pico, às 19h, ficou em 162 km. O recorde de congestionamento em 2003 aconteceu no dia 13 de julho, quando foram registrados 174 km de vias com problemas.

Eduardo Knapp/Folha Imagem

Chuva contribui para piorar o trânsito em SP; foram 162 km de lentidão
O aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, chegou a ficar fechado por cerca de 20 minutos. Um avião que chegava a São Paulo chegou a ser desviado para o aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, houve queda de galhos e arvores, mas não houve registro de ocorrências graves por causa da chuva.

Atenção

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) chegou a decretar estado de atenção --risco de alagamentos-- em todas as regiões da cidade e nas marginais entre 16h16 e 18h40.

O órgão registrou pelo menos 20 pontos de alagamento em vias, porém, todos transitáveis.

A região de Perus (zona norte) foi a que registrou a maior intensidade de chuva: foram 43 milímetros, seguido de Pirituba-Jaraguá (zona norte), com 39,3 milímetros, e Lapa (zona oeste), com 37,5 milímetros.

Energia

A chuva provocou a queda de energia em vários bairros de São Paulo e afetou também municípios da região metropolitana.

Ficaram parcialmente sem energia elétrica os bairros de Santo Amaro e Vila Clementino (zona sul), Vila Sônia e Barra Funda (zona oeste), Vila Anastácio, Bom Retiro (centro) e Canindé (zona norte).

Os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC paulista também tiveram bairros que ficaram parcialmente sem luz.

Tempo

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a forte chuva foi provocada pela chegada de uma frente fria ao Sudeste, que se encontrou com a massa de ar quente que estava sobre a região.

Até domingo pancadas de chuva com ventos fortes podem voltar a ocorrer sobre São Paulo e região metropolitana.

Nesta sexta-feira a temperatura mínima deve ficar em 17º C, e a máxima pode chegar a 23º C.

Leia mais
  • Município do RS decreta situação de emergência por causa da chuva
  • Defesa Civil do Rio entra em alerta devido chegada de frente fria

    Especial
  • Veja mais fotos do caos provocado pela chuva em São Paulo
  • Leia sobre tempo no Folha Online-Weather
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página