ASNEIRAS
HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

ASNEIRAS E EQUÍVOCOS
As brincadeiras cruéis do PFL

Rodrigo Zavala



Não deixa de ser extremamente curiosa a premiação elaborada pelo PFL esta semana: o “Troféu Berzoini de Crueldade”. A idéia foi inspirada nos episódios das últimas semanas protagonizados pelo ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, que obrigou os aposentados a enfrentar filas nos postos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para se recadastrarem.

“Escolhemos o ministro da Previdência para dar nome ao troféu pela sua incompetência e crueldade. E o Lula ainda diz que Berzoini é um de seus melhores ministros. Imagine os piores”, afirmou o senador José Jorge (PE), idealizador do prêmio, em entrevista ao site do partido.

O hilário senador poderia estender o prêmio ao seu próprio partido e até fazer um mea culpa. Não se deve esquecer que José Jorge já foi ministro da Minas e Energia na era FHC e, no começo do ano passado, renunciou ao seu cargo em uma “vingança” ao governo, pelo escandaloso episódio envolvendo a então presidenciável Roseane Sarney.

O partido culpou a cúpula de FHC pela operação que encontrou mais de 1,3 milhão, em dinheiro, nas gavetas da empresa Lunus. Fato, que arruinou a imagem de Roseane e a fez desistir da candidatura à presidência, quando já possuía 18% das intenções de votos. Quem pagou foi o povo que viu seus ministros debandarem por esquemas políticos vexatórios. A situação se complicou ainda mais quando o próprio PFL resolveu instaurar uma greve legislativa e parar tudo. Hilário.

Na época, antes mesmo de renunciar (o partido ainda não havia se decidido) José Jorge foi ainda ironizado por seu colega de PFL, Antônio Carlos Magalhães: "Acho até engraçado falarem que o José Jorge vai ficar (no ministério). Ele não pode ficar nem sair, porque nunca entrou no governo. O ministro de fato é o Pedro Parente (chefe da Casa Civil, na época)]".

Os pefelistas, que experimentam sua primeira experiência de fazer oposição a um governo, agora querem ir à forra. No entanto, iniciativas como a do Troféu Berzoini de Crueldade só nos fazem rir se as analisarmos pelo prisma da velha máxima popular: “o roto falando do esfarrapado”.


 
 
 

Mais Asneiras
13/11/2003 O destempero ignorante de Hebe Camargo
13/11/2003 Crime, castigo e rocamboles
07/11/2003 O “xerife” da democracia mundial
31/10/2003 Culpar a parada é bobagem
24/10/2003 Doe sangue e ganhe um “feriadão”
16/10/2003 O sexo, a igreja e o Prona
09/10/2003 Será que a Califórnia será “exterminada”?
08/09/2003 Redução de maioridade penal é histeria e não diminui violência