HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião





 

 

comunidade
31/01/2005
Alunos poderão cursar o Ensino Médio aos fins de semana em SP

 

Quem deseja voltar a estudar, mas alega falta de tempo, terá a partir deste ano, em São Paulo, a opção de ter aulas aos fins de semana. O projeto Escola da Juventude, que foi lançado sabado pelo governador Geraldo Alckmin, visa estimular jovens e adultos de 18 a 29 anos a cursarem o Ensino Médio em até um ano e meio.

Segundo a secretaria da Educação, a dinâmica será diferente dos cursos tradicionais de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é utilizar novas tecnologias para acelerar o processo de aprendizagem. Laboratórios de informática, salas de vídeos e um portal na internet serão alguns dos ambientes utilizados nas aulas.

O secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, também estará presente ao lançamento do Projeto Piloto, programado para as 10h na Escola Estadual Ruy Barbosa (rua Professor Antônio Castelar Fransceschi, 200 - Jardim Tremembé), zona norte da capital.

Inscrição
Para participar é necessário ter concluído o Ensino Fundamental e efetuar matrícula diretamente nas escolas participantes de 2 a 28 de fevereiro, inclusive aos finais de semana. O início das aulas está
previsto para 5 de março.

Inicialmente, o Escola da Juventude atenderá 300 escolas estaduais da capital e alguns municípios da Grande São Paulo e do interior do Estado, num total de 30 mil vagas, sendo cem por unidade. Esta lista ainda não está fechada, segundo a assessoria da secretaria, mas poderá ser consultada, a partir da próxima terça-feira (1º), pelo telefone 0800-7700012.


Aulas

O curso de Ensino Médio da Escola da Juventude está dividido em três tipos de atividades: curriculares presenciais, organizadas em quatro módulos, sendo um optativo no sábado pela manhã e um obrigatório à tarde, se invertendo no domingo; no mínimo uma hora e meia por final de semana de atividades de Inclusão Digital; e atividades individuais durante a semana, sugeridas em classe e constantes dos materiais impressos.

Na sala de aula, o aluno contará com um orientador de estudos e na sala ambiente de informática, com um monitor para auxiliá-lo a tirar suas dúvidas.

O curso se desenvolverá em módulos e o aluno terá flexibilidade para frequentá-lo segundo sua disponibilidade de tempo. A avaliação será contínua, havendo provas bimestrais e, ao final do semestre, exame para a conclusão do módulo. A certificação será dada após a aprovação em todos os módulos, após 18 meses de atividades.

As informações são da Folha Online.

   

NOTÍCIAS ANteriores
14/01/2005
Respeito à diversidade melhora produtividade
13/01/2005
Celular pode fazer mal a crianças, mostra estudo
12/01/2005
Celular pode substituir cartão de crédito
10/01/2005 Mais de 1.600 municípios podem ficar sem merenda escolar
21/12/2004 Cresce tendência da demissão responsável
20/12/2004 Corpo perfeito é meta para jovens
17/12/2004
Brasil tem mais obesos do que desnutridos, diz IBGE
16/12/2004
Cegueira poderia ser evitada
15/12/2004
Aborto não é mais caso de polícia, mas de saúde pública