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Mais são paulo
12/07/2005
Acidentes envolvendo motoboys podem diminuir na cidade de São Paulo

da Redação


Um dos principais problemas do trânsito paulistano é a relação entre os carros e motoboys. Os dados são absurdos. A cada dois dias morrem três motoboys. Começou a ser desenhado na semana passada um projeto envolvendo o Estado, a Prefeitura, a CET (Companhia de Engenharia e Tráfico) e o Instituto Ethos para a resolução da problemática.

A idéia é distribuir um selo de responsabilidade para as empresas de motoboys e aos próprios funcionários que cumprirem regras a fim de evitar acidentes. Entre as medidas discutidas estão: boas condições da moto, velocidade controlada e formação adequada do motoqueiro.

A CET será a responsável por emitir o selo. O Instituto Ethos divulgará em seu site a lista de empresas e funcionários socialmente responsáveis no trânsito, que junto ao Sindicato terão condições de indicar profissionais e empresas qualificadas para o mercado. O que facilitará muito a própria fiscalização dos agentes de trânsito.

Algumas empresas já trabalham dessa forma, sem que se tenha criado o selo. O Banco Real é uma delas. Segundo Fabio Barbosa, presidente executivo do banco, só são contratadas empresas de motoboys que tenham passado pelo crivo de qualidade do banco. Com o selo essa qualificação do serviço poderá ser estendida ao mercado. A Federação das Indústrias do Comércio, Associação Comercial, Banco Itaú, Unillever, entre outras, já manifestaram interesse em aderir à idéia.

Outra iniciativa que está sendo especulada, proposta pelo presidente da CET – Roberto Scaringuella, é de proibir o trânsito de motoboys em determinadas avenidas com risco de acidente fatal e criar uma “motofaixa” para locais com alto índice de acidentes. Ficariam proibidos de circularem os motoqueiros então, nas marginais Tietê e Pinheiros, e, na Avenida 23 de Maio, seria criada uma faixa exclusiva.

A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, por sua vez, está desenhando um projeto de incentivo à categoria. Quer criar um campeonato para motoboys, em bairros periféricos. Para o vencedor, uma moto zero. Para os demais ganhadores, capacetes, casacos e outros adereços da profissão, ou, do esporte.



Leia a experiência do ouvinte sobre o assunto

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