HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
CIDADANIA
05/05/2005
Música transforma comunidade em Londrina

LONDRINA ( PR) - Uma comunidade londrinense que até bem pouco tempo era conhecida exclusivamente por suas mazelas sociais está fazendo a vida renascer no mesmo chão onde antes só brotavam tristezas. Os problemas, o esquecimento oficial e a falta de tudo ainda são visíveis no Jardim Nossa Senhora da Paz (Zona Oeste) mas os moradores descobriram na música uma via alternativa para a construção da cidadania.

O projeto de musicalização entre crianças e adolescentes no bairro começou de maneira informal pelas mãos do professor Rafael Taniguchi. Com recursos escassos, poucos instrumentos mas com apoio do Centro Infantil Irmãs de Bethânia, ele começou a ensinar violão e violino em 2002 numa sala cedida em uma paróquia no bairro vizinho do Jardim do Sol. Em agosto do ano passado, a Folha mostrou o trabalho que naquela ocasião atendia apenas 13 adolescentes mas queria crescer e estava precisando de voluntários e instrumentos.

Passados cerca de nove meses, a realidade é outra. O projeto deslanchou, abriu salas também na própria comunidade e hoje atende cerca de 100 pessoas, de 7 a 40 anos de idade, nos cursos de teoria musical, coral, flauta, teclado, violão e violino. ''Tem muitos pais que colocaram os filhos, acabaram se interessando e passaram a frequentar as aulas'', conta Adelice Bispo Oliveira, coordenadora-pedagógica do Centro Infantil. Ela comemora que a reportagem da Folha ajudou a encontrar o apoio que precisavam. ''Recebemos a professora Bernardete, de violino, o professor Rubens, de violão, a professora Rosana, de flauta, as professoras de teclado Eugênia e Palmira, e a professora Eliane, que ensina coral, teclado e flauta'', elenca.

O projeto está atingindo uma segunda etapa. Nos próximos dias, dois participantes do curso de violino já começarão a ensinar os segredos do instrumento para outros meninos e meninas. Quem também se prepara para ensinar o que aprendeu é Luana Regina Soares, 15 anos. A adolescente revela que a música lhe ensinou a ter mais paciência e aprender a respeitar as diferenças entre as pessoas. ''Cada dia é uma coisa melhor e maior que a gente aprende, cada música tem um sentimento diferente e isso acontece também com as pessoas'', comenta a menina, que quer estudar psicologia mas quer ter a música como companheira pelo resto da vida.

São revelações como esta que ''ganharam'' a professora voluntária de teclado e coral, Eliane Maria Weber Landau. Ela morava em Curitiba mas teve que se mudar com o marido para Londrina. Desde setembro, ela ''aprende'' com os alunos da comunidade. ''É uma troca muito grande, mas levo muito mais daqui do que tenho para trazer'', agradece.

Mas essa história de sucesso pode ser ainda maior. Para isso, precisa apenas de um pouco mais de ajuda. O Centro de Educação Infantil pretende iniciar a construção de um prédio anexo ao local onde hoje são ministradas as aulas no Jardim Nossa Senhora da Paz e precisa de doações em materiais de construção, mão-de-obra e mais instrumentos.

Serviço
Quem puder, e quiser ajudar o Centro Infantil Irmãs de Bethânia pode ligar para o telefone (0XX43) 3338-5686.


LUCIANO AUGUSTO
da Folha de Londrina

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIOreS
03/05/2005 Líder comunitária da exemplo de cidadania
03/05/2005 Moradores podem se expressar com palavras no Sarau da Cooperifa
03/05/2005 Rádios comunitárias da Baixada sofrem repressão
29/04/2005 Quimioteca tem participação ativa de voluntários
29/04/2005 Uso da terra promove resgate da dignidade
25/04/2005 Mulheres lutam pela inclusão social
22/04/2005 Voluntários recuperam escola durante o feriado
20/04/2005 Unipalmares oferece projetos sociais baseados no respeito à diversidade
18/04/2005 Empresa contribui para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades
15/04/2005 Empresa dedica sua responsabilidade social a projetos de saúde