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sociedade
18/04/2005
Empresa contribui para o desenvolvimento das comunidades

Desde que chegou ao Brasil, em 1997, a TIM assumiu o compromisso de ser uma empresa que busca uma profunda ligação com a sociedade e com suas demandas.

Por isso, desde 1998, a TIM tem realizado parcerias na área de responsabilidade social com o primeiro setor (governo) e o terceiro setor (organizações da sociedade civil). Só em 2004, 45 mil pessoas foram beneficiadas em projetos contínuos e mais 28 mil brasileiros receberam ajuda através de ações pontuais apoiadas pela TIM. A filosofia da empresa é incentivar o crescimento das comunidades nas quais atua, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico e social.

O projeto de alcance nacional da empresa é o TIM 'Música nas Escolas', presente em cinco capitais brasileiras e que atualmente beneficia mais de 10 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino. O projeto tem como objetivo possibilitar a crianças e adolescentes o acesso a diferentes modos de aprendizagem e a atuação na sociedade, utilizando-se, para isso, da linguagem universal da música. Implementado em escolas públicas localizadas nos bolsões de pobreza de grandes cidades, o projeto começou em São Paulo, em abril de 2003, com 5 mil crianças. Em agosto de 2003 foi ampliado para mais quatro capitais - Porto Alegre/RS, Salvador/BA, Recife/PE e Belém/PA - dobrando o número de crianças atendidas. O TIM 'Música nas Escolas' é uma parceria da TIM com as secretarias municipais de Educação de cada cidade. São realizadas oficinas de música nos próprios estabelecimentos de ensino, pela manhã e à tarde, a fim de atender a todos os turnos.

Em cada cidade onde foi implantado o projeto TIM 'Música nas Escolas', são selecionados - com critérios de comprometimento e aptidão - jovens talentos que formam o grupo Pequenos Embaixadores da Paz. Esses jovens, além de receberem uma bolsa-auxílio mensal, são responsáveis por levar às suas comunidades mensagens de paz e cidadania. A partir do segundo ano de projeto, as crianças podem também formar Núcleos de Agitação Cultural com atividades.

"O objetivo do TIM 'Música nas Escolas' não é necessariamente capacitar profissionalmente as crianças para se tornarem músicos no futuro. O objetivo é fazer da música um instrumento de integração social, aumentando o tempo de permanência das crianças no espaço escolar e aumentando a sua auto-estima para que se tornem cidadãos mais completos", afirma Glória Rubião, gerente de Comunicação com a Comunidade da TIM.

Além de atuar nacionalmente com o TIM 'Música nas Escolas', a empresa também identifica necessidades sociais específicas em cada região e apóia projetos locais. Alguns deles são:

Acre
Ao lado do Ministério da Educação e do Governo do Estado do Acre, a TIM e a Pirelli estão participando do projeto Alfa 100 que visa erradicar o analfabetismo no Acre em três anos. O Acre tem um índice de analfabetismo de 24,5% da população, mais que o dobro da média nacional. O projeto teve início no segundo semestre de 2003. A meta do projeto de atendimento de 60 mil pessoas será concluída com a formatura da turma de 2005 do programa, que marca o terceiro e último ano do projeto no Estado.

Minas Gerais e Bahia
Desde 2001, cerca de 8.600 crianças e adolescentes de escolas públicas de 11 municípios do interior de Minas Gerais e 12 da Bahia participam de oficinas de música, dança, teatro, circo, capoeira, entre outras linguagens artísticas. Este projeto TIM 'ArtEducação' é fruto da parceria da TIM com os governos estaduais, prefeituras dos municípios dos dois estados, da ONG Humanizarte e da Universidade Federal de Viçosa.

São Paulo
Através do projeto 'São Paulo - Um Estado de Leitores' da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo estão sendo instaladas bibliotecas públicas em 84 municípios paulistas. A TIM disponibilizou um acervo de 3.200 livros e quatro computadores que foram entregues para os municípios de Areiópolis, Irapuru, Nova Europa e Quatá. As bibliotecas fazem parte do programa criado em abril de 2003 com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre pessoas de todas as idades.

Paraná
'Ligando Vidas' é um projeto em parceria com o hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba/PR que beneficia 45 crianças e adolescentes que aguardam a doação de órgão para transplante de rim, fígado e coração. As famílias recebem celulares para facilitar o contato entre a equipe de saúde e a família, especialmente quando surgir um órgão compatível.

Pernambuco
A 'Casa de Passagem' funciona no Recife e tem como foco atender às necessidades de meninas e adolescentes que vivem na rua. A ONG tem o apoio da TIM e objetiva a formação de cidadãos e cidadãs com visão crítica e capacidade criativa, inserindo as crianças nas famílias e na sociedade de uma maneira geral. O trabalho é exercido por meio de ações educacionais, assistenciais, culturais, artísticas, esportivas e de saúde.

Aracaju
O objetivo da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) é resgatar a cidadania e preservar o meio ambiente. A TIM contribuiu para a formação do 'Projeto Care: Lixo e Cidadania' através da construção da Unidade de Beneficiamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos. Com isso, os catadores deixam de vender sua produção a preços baixos aos intermediários e passam a entregá-la em melhores condições de comercialização no mercado.

Além de atuar externamente, a empresa realiza também o 'Programa Coração Amigo' destinado ao voluntariado interno dos funcionários da TIM. Ele chegou junto com a empresa ao País e foi expandido nacionalmente em 2003. O objetivo é disseminar a cultura de voluntariado dentro da empresa, utilizando-a como ferramenta de engajamento e motivação dos funcionários e, principalmente, de transformação social. Através desse programa, os funcionários participam como voluntários e também através de doações de iniciativas apoiadas pela empresa na Europa e Quatá. As bibliotecas fazem parte do programa criado em abril de 2003 com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre pessoas de todas as idades.

As informações são do Instituto Ethos de Responsabilidade Social.

 
 
 

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